Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1303
Título: Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-Learning : estudo do seu impacto no desenvolvimento de competências de alunos do ensino superior politécnico
Autor: Morais, Nídia Salomé Nina de
Orientador: Pereira, Isabel Maria Cabrita dos Reis Pires
Palavras-chave: Ensino multimédia
Ensino à distância
E-learning
B-learning
Data de Defesa: 2006
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Os ambientes virtuais de aprendizagem poderão, na perspectiva de diversos autores, constituir-se como soluções bastante interessantes, capazes de complementar o ensino presencial e de favorecer uma participação mais activa e autónoma do aluno durante o processo de aprendizagem, consonante com o espírito de Bolonha. No entanto, ainda pouco se sabe sobre as reais influências destes ambientes no processo educativo. Assim, no âmbito da presente dissertação de mestrado desenvolveu-se um estudo com o intuito principal de se avaliar o impacto de um ambiente virtual de aprendizagem, complementar de sessões presenciais, na construção de conhecimento partilhado e no desenvolvimento de apetências e competências transversais e específicas, nomeadamente no domínio da edição e do tratamento de imagens digitais, num grupo de alunos do ensino superior politécnico. Para a prossecução dos objectivos propostos e tendo presente a principal finalidade desta investigação, optou-se por um estudo de caso, privilegiandose a análise, fundamentalmente, qualitativa dos dados recolhidos. O estudo decorreu em ambiente académico normal, no âmbito de uma disciplina de informática do 2º ano de uma licenciatura na área da comunicação social, sendo a professora da disciplina a própria investigadora. A experiência teve uma duração aproximada de cerca de 6 semanas e envolveu 41 alunos, maioritariamente, do sexo feminino. Durante este período, a disciplina funcionou em regime de blended-learning, apoiada por uma plataforma de gestão da aprendizagem, tendo-se realizado 6 sessões presenciais e 4 sessões a distância. A estratégia adoptada contemplou actividades de socialização através da plataforma, tarefas de pesquisa em grupo e partilha de informação bem como actividades de exploração autónoma do software em estudo, entre outras. As principais fontes de dados foram dois questionários (um Inicial e um Final); entrevistas pontuais e semi-estruturadas; um teste, na versão pré e pós; observações apoiadas pelas respectivas grelhas; notas e diário de bordo; registos automáticos da plataforma sintetizados numa grelha de análise; documentos e outros artefactos considerados relevantes. A análise dos dados obtidos permite concluir que os alunos exploraram, efectivamente, o ambiente virtual de aprendizagem, assim como consideraram importante a sua utilização no âmbito do módulo, sobretudo, pelas vantagens daí decorrentes a nível do acesso a conteúdos e da interacção com professor e colegas. Os resultados permitem ainda concluir, positivamente, sobre a adequação de metodologias híbridas na aquisição e/ou desenvolvimento de competências de cariz mais prático, tais como as que se perseguiam no módulo de edição e tratamento de imagens digitais. Para além do desenvolvimento de competências específicas, há também fortes indícios de que o modelo adoptado permitiu o desenvolvimento de outras apetências e competências transversais, nomeadamente a nível da utilização dos fóruns de discussão, do uso do correio electrónico, bem como de navegação e pesquisa de informação na Internet. ABSTRACT: The virtual learning environments may, according to the opinion of several authors, constitute themselves as very interesting solutions, capable of fulfilling presential education scenarios and promoting more active student participation during the learning process, in accordance to the Bologna higher education programme. However, there is still little known about the real influence of these environments in the educational process. Thus, in the scope of the present research, a study was developed with the main goal of evaluating the impact of a virtual learning environment on the lecturing of presential sessions, in the construction of shared knowledge and the development of appetencies and transversal and specific skills, particularly in the domain of the edition and the treatment of digital images, in a group of students at a higher education level. In order to pursue these goals, a case study was undertaken in which the analysis of the gathered data was developed according to qualitative research methods. The study took place in a common academic environment, included in an informatics course taught in the second year of a Social Communication degree, whose teacher was simultaneously the researcher herself. The experiment lasted 6 weeks and involved 41 students most of which were female. During this period, the course was taught according to a blendedlearning strategy supported by a virtual learning environment. In all, 6 presential and 4 distance learning classes were lectured. The adopted plan included, among other tasks, socialization activities with the use of the virtual learning environment, group work which involved the search and share of information, as well as autonomous exploration of specific software. The main sources of data where two questionnaires (an initial and a final); semi-structured interviews; pre and post-tests; an observation form; notes and a log-book; tracking functions available on the virtual learning environment; documents and other significant artefacts produced by the students. The analysis of the gathered data allows us to conclude that the students did, in fact, explore the virtual learning environment, regarding its use as an important asset during the module. Advantages were also shown in content access tasks and both teacher-student and student-student interaction. The gathered data also allowed us to draw positive conclusions about the adjustment of hybrid methodologies in the construction of rich and active learning environments, and also about the acquisition and development of practical skills as the ones aimed for in the module dedicated to the edition and treatment of digital images. Besides the development of specific skills, there are also strong beliefs that blended learning methodology allowed the development of other transversal appetencies and skills such as the use of discussion groups, the use of e-mail, and also surfing and searching on the internet.
Descrição: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1303
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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