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http://hdl.handle.net/10773/13039
Title: | Universidades, sistemas de inovação e coesão regional |
Author: | Rodrigues, Carlos José |
Advisor: | Castro, Eduardo Anselmo de |
Keywords: | Política de desenvolvimento regiona |
Defense Date: | 2001 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Esta dissertação tem por objectivo contribuir para uma melhor
compreensão do papel que as universidades, como agentes de
desenvolvimento, podem desempenhar no reforço da capacidade
competitiva dos tecidos sócio-económicos, num contexto de
globalização e de rápidas mudanças tecnológicas e sociais.
O trabalho assenta em quatro vertentes. A primeira, reconhece a
inovação como motor do desenvolvimento no âmbito da
economia do conhecimento e da aprendizagem e estabelece o
quadro conceptual que sustenta a dimensão sistémica dos
processos inovadores. Na segunda, elabora-se uma reflexão
sobre o papel que as universidades podem desempenhar como
agentes catalizadores de sistemas de inovação, abordando-se
ainda as implicações que a concretização desse papel acarreta,
os mecanismos de interacção e as barreiras que se levantam. A
terceira vertente enfatiza a importância das universidades em
contextos territoriais caracterizados pela sua fragilidade estrutural
e institucional e discute o desenho de políticas de inovação e a
relevância das especificidades territoriais. Finalmente, na quarta
vertente, analisam-se oito casos de políticas e práticas de
relacionamento entre a universidade e o tecido sócio-económico
que evoluem em territórios marcados por grandes diferenças
históricas, sociais, institucionais, económicas e culturais.
Com base nas quatro vertentes acima enunciadas, conclui-se
que a promoção de políticas de inovação que integrem apoios à
relação universidade-sociedade se assumem como um meio
relevante para criar um ambiente favorável à dinamização de
processos de inovação social. Essas políticas podem constituir
sinais evidentes de que a interacção entre as universidades e os
tecidos sócio-económicos é valorizada pelo conjunto de
elementos institucionais que configuram os sistemas de
inovação. As conclusões do trabalho apontam também para a
necessidade de envolver organismos de governo sub-nacionais,
instituições públicas e privadas no desenho de políticas de
inovação, visando a sua adequação às especificidades territoriais
e a criação de uma visão partilhada do futuro regional. Conclui-se
ainda que as políticas de apoio à relação universidade-sociedade
devem fornecer orientações flexíveis que permitam às academias
construir e implementar políticas e estratégias próprias. This work aims to be a contribution for a better understanding of the role which universities, as agents of development, can play in reinforcing socio-economic competitive capacity under the pressure of globalization and rapid technological change. The work is based on four main parts: firstly, innovation is established as a motor of development in the economy of knowledge and learning. It is also developed the conceptual framework which sustains the systemic dimension of innovation. Secondly, the role that universities can play as catalysts of systems of innovation is addressed, as well as the inherent implications, mechanisms and barriers. Thirdly, the relevance of universities in territorial contexts characterised by their structural and institutional weakness is emphasised. The development of innovation policies and the need to have in mind territorial specificities is also approached. Finally, the work analyses eight case studies of policies and practices of university-society interaction, evolving in different territorial contexts. Based on this framework, the conclusion stresses the relevance of public policies to create a favourable environment for university-society relations. It is argued that these policies can emerge as signals of the high value that the set of institutions which support the systemic dimension of innovation attributes to the cooperation between universities and the socio-economic fabric. Moreover, there is the perception that sub-national government bodies and private and public institutions should be involved in the building up of these policies, in order to ensure their adequacy to territorial specificities, as well as to foster a shared view on regional futures. Finally, it is pointed out that there is scope for the design of public policies offering a guidance to universities, in a flexible way, in order to allow for the development and implementation of their own policies and strategies. |
Description: | Mestrado em Inovação e Politícas de Desenvolvimento |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13039 |
Appears in Collections: | DAO - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
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