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http://hdl.handle.net/10773/13034
Title: | Avaliação de desempenho : procura de um modelo para a profissão docente |
Author: | Pires, João Fernando Oliveira |
Advisor: | Pinto, Maria Luís Rocha |
Keywords: | Gestão pública Profissão docente - Avaliação de desempenho |
Defense Date: | 2005 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho procura caracterizar um modelo de
avaliação de desempenho docente para os professores dos 2º
e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que
seja propiciador do seu desenvolvimento profissional e do
desenvolvimento organizacional da escola. Enquadramos esta
problemática, na escola enquanto organização, estudando as
suas componentes organizacionais, o seu modo de se
organizar e em que este se baseia, o modo de funcionar e
como evoluiu. Fazemos ainda, o enquadramento da actividade
docente na actualidade, comparando a escola, a educação e o
ensino prescritos, com escola, educação e ensino reais, de
forma a melhor visualizar como essa actividade se
desenvolve. Propomo-nos revisitar no nosso estudo, as
investigações sobre a avaliação de desempenho e em
particular sobre a avaliação de desempenho docente,
procurando descobrir dados que permitam a escolha mais
adequada de a realizar. Ao mesmo tempo, provocamos o
confronto dessas orientações na investigação prática realizada
através de um inquérito por questionário junto dos actores
atrás referidos. Conclui-se dos resultados obtidos, que a
maioria dos professores da nossa amostra, ainda não estão
receptivos a uma avaliação de desempenho franca e aberta,
pois, entre outras coisas, recusam que se ponha em causa o
seu desempenho na sala de aula e os resultados obtidos
pelos seus alunos. The present assignment aims to characterize an evaluation model of teaching performance to middle and secondary school, as well as high school teachers, which will benefit their professional development and the school’s organizational development. This issue fits in, school as organization, studying its organizational components, its way of organizing itself and in what it is based on, the way of functioning and how it developed. We also show the teaching activity in the present time, comparing school, education and the training given to the real school, education and training, in a way of visualizing better how that activity unrolls. We propose ourselves to review in the investigations on performance assessment in our study and, in particular, the teaching performance assessment, trying to find out clues that allow the most suitable choice. At the same time, we promote the comparison of those directions in the practical investigation carried out through an inquiry, questioning the mentioned performers. From the given results, we infer that most teachers from our sample, aren’t willing to an honest and open-hearted performance assessment just yet, since, among other things, they refuse that their performance in the classroom and the results of their pupils can ever be questioned. |
Description: | Mestrado em Gestão Pública |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13034 |
Appears in Collections: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
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