Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/13026
Title: | Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico |
Author: | Pereira, Hernâni de Jesus |
Advisor: | Rego, Arménio |
Keywords: | Administração escolar Relações professor-aluno Comportamento dos professores Competência pedagógica |
Defense Date: | 2004 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho propõe-se:
1. Identificar qual a frequência com que os gestores escolares adoptam
determinados comportamentos, os quais foram previamente traduzidos
em sete dimensões a saber: estimula uma visão, actua pelo exemplo,
fomenta a aceitação de objectivos (“espírito de equipa”), transmite
expectativas de um elevado desempenho; fomenta apoio individual,
estimula intelectualmente e actua de modo transacional (recompensa
contingente);
2. Conhecer a opinião dos alunos acerca dos professores a nível do
comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade
pedagógica e (des)cortesia;
3. Transmitir conhecimentos sobre os comportamentos, atitudes e valores
a prevalecer nos líderes escolares e sua repercussão nos resultados
finais dos respectivos discentes. The present work intends: 1. To identify the frequency with which the school managers adopt certain behaviours, which were previously translated in seven dimensions: to stimulate a vision to act for the example, to foment the objectives acceptance (“team spirit”), to transmit expectations of a high acting, to foment individual support, to stimulate intellectually and to act in a transacional way (contingent reward); 2. To know the students’ opinion concerning the teachers’ participative behaviour, practical orientation, pedagogic conscientiousness and (dis)courtesy; 3. To transmit knowledge on the behaviours, attitudes and values to prevail in the school leaders and their repercussion in the final results of the respective students. |
Description: | Mestrado em Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13026 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.