Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1297
Título: Estratégias de ensino/aprendizagem das ciências : contributo da formação de professores do 1º CEB
Autor: Fernandes, Renata Maria Costa
Orientador: Vieira, Rui Marques
Palavras-chave: Ensino das ciências
Ensino básico 1º ciclo
Formação de professores
Prática pedagógica
Estratégias de aprendizagem
Data de Defesa: 2007
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Dada a crescente relevância da educação em ciências no 1º CEB, da importância da formação continuada dos professores nesta área e da necessidade de os professores inovarem as suas práticas didáctico-pedagógicas, ao nível da utilização / diversificação de estratégias de ensino / aprendizagem, concebeu-se um Programa de Formação continuada envolvendo três professoras do 1ª CEB, centrado em três estratégias de ensino / aprendizagem das ciências: o debate, o trabalho experimental e os mapas conceptuais. A questão a que se pretendeu dar resposta neste estudo tinha a ver com este PF: Qual o impacte de um PF continuada na utilização / diversificação, pelos professores colaboradores do 1º CEB, de estratégias de ensino / aprendizagem das ciências? O desenvolvimento do presente estudo assentou em três fases: (i) caracterização das práticas didáctico-pedagógicas das professoras colaboradoras, ao nível da utilização / diversificação de estratégias de ensino / aprendizagem das ciências, através da realização de uma entrevista, a cada professora colaboradora, antes da implementação do PF; (ii) implementação do programa de formação centrado numa primeira fase na sensibilização para o ensino das ciências no 1º CEB e, posteriormente, no conhecimento didáctico sobre estratégias de ensino / aprendizagem e recursos / materiais para a sua aplicabilidade, em sala de aula; e (iii) acompanhamento / supervisão da implementação de cada uma das estratégias de ensino / aprendizagem trabalhadas no programa de formação, de forma a caracterizar as práticas didáctico-pedagógicas, das professoras colaboradoras, ao nível da utilização / diversificação de estratégias de ensino / aprendizagem, após o programa de formação. Nesta terceira fase recorreu-se ao Diário do Investigador. A investigação de natureza qualitativa assumiu o formato de estudo de caso. Os dados recolhidos, através dos instrumentos e técnicas utilizados neste estudo permitiram caracterizar as práticas didáctico-pedagógicas desenvolvidas pelas formandas, antes e após o programa de formação. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que o PF teve um impacte positivo nas práticas didáctico-pedagógicas das professoras formandas, uma vez que estas passaram a utilizar novas estratégias de ensino / aprendizagem das ciências e permitiu-lhes desenvolver novas competências profissionais que se reflectiram numa mudança na forma como perspectivam o seu ensino. Evidenciaram, ainda, que quando se sentem apoiadas / supervisionadas e com materiais / recursos adequados à exploração das referidas estratégias são capazes de inovar e alterar as suas práticas de ensino proporcionando aos alunos estratégias / actividades de ensino / aprendizagem diversificadas. Este estudo representa um contributo, ainda que modesto, a ter em conta na organização de programas de formação continuada de professores do 1ºCEB, no âmbito do ensino das ciências. ABSTRACT: Given the increasing relevance of science education in the primary, the importance of in-service for teachers in this area and the need teachers have to innovate their didactic and pedagogic practices, at the level of use / diversification of teaching / learning strategies, an In-service Programme (IP) involving three primary teachers was conceived, centred in three science teaching / learning strategies – the debate, the experimental work and the conceptual maps. The question this study aimed to answer was related to this IP: what would be the impact of a continuous IP in the use / diversification of science teaching / learning strategies in the teachers of the primary? The development of the present study is based on three phases: (i) characterisation of teacher didactic and pedagogic practices, at the level of use / diversification of science teaching / learning strategies, through an interview to each teacher involved, prior to IP implementation; (ii) in-service programme implementation, firstly to motivate of science teaching in the primary and subsequently in the didactic knowledge of teaching / learning strategies and resources / materials for their applicability in the classroom; and (iii) follow up / supervise the implementation of each teaching / learning strategy practiced in the in-service programme, in order to characterise the didactic and pedagogic practices of the involved teachers, at the level of use / diversification of teaching / learning strategies after the in-service programme. Lastly, we searched in the Researcher’s Diary. The qualitative research took the design of a case study. The data collected through the several instruments and techniques used in this study allowed the characterisation of the didactic and pedagogic practices developed by the teachers, before and after the in-service programme. The obtained results allowed the conclusion that the IP had a positive impact in the didactic and pedagogic practices of the teachers involved, once they started to use new science teaching / learning strategies and it allowed them to develop new professional competences that reflected a change in the way they perspective their teaching. They proved also that when they feel supported / supervisined and by materials / resources adjusted to the exploitation do the referred strategies they are able to innovate and change their teaching practices, providing diversified strategies / teaching activities / learning to their students. This study represents a contribution, however modest, to count with when organising continuous in-service programmes of primary teachers, on the science teaching extent.
Descrição: Mestrado em Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/1297
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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