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http://hdl.handle.net/10773/12975
Título: | A educação para o desenvolvimento sustentável: o courseware Sere: sua implementação no 2º ano de escolaridade |
Autor: | Azevedo, Ana Rita Pinto |
Orientador: | Vieira, Rui Marques |
Palavras-chave: | Educação em ciências Desenvolvimento sustentável Tecnologias da informação e da comunicação Educação ambiental - Ensino básico Software educativo |
Data de Defesa: | 2013 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | As questões relativas à Sustentabilidade do Planeta são cada vez mais
debatidas e, para as quais, a Educação em Ciências pode constituir-se
como uma via para a sua melhor compreensão desde os primeiros anos de
escolaridade. Além disso, vivemos numa época de tecnologias, onde a
informação se encontra cada vez mais acessível. Neste contexto, as
tecnologias surgem como um potencial recurso para desenvolver a temática
da sustentabilidade com os alunos.
Nesta perspetiva o presente trabalho propõem-se avaliar o impacte das
atividades relacionadas com as florestas do Courseware Sere, na mudança
de conceções e no desenvolvimento de conhecimentos e capacidades de
alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim sendo, formulou-se como
questão de investigação: “Quais os contributos das atividades, relacionadas
com a temática “Florestas”, inseridas no Courseware Sere, no
desenvolvimento de conhecimentos e capacidades de pensamento em
alunos do 2º ano de escolaridade?
O estudo assentou numa investigação-ação do tipo qualitativo, sendo
implementado numa turma do 2º ano do Ensino Básico de uma escola do
concelho de Aveiro em Portugal. Foram implementadas 5 sessões; a
primeira, consistiu na implementação de um questionário de levantamento
das ideias dos alunos; as três seguintes foram dedicadas à implementação
das referidas atividades do Courseware Sere; por último, foi preenchido um
esquema conceptual.
Como instrumentos de recolha de dados utilizou-se o referido questionário, o
qual foi concebido e validado para este estudo, os registos dos alunos na
resposta às atividades do guião do aluno do citado Courseware Sere, bem
como o diário da investigadora.
Os resultados obtidos apontam para o desenvolvimento de conhecimentos
científicos, como os relativos aos produtos lenhosos, bem como de algumas
capacidades de pensamento; revelaram também dificuldades, como as
relativas à identificação de medidas de proteção florestal. Concluiu-se que
as atividades implementadas contribuíram para o desenvolvimento de
conhecimentos e de algumas capacidades (mesmo que a um nível ainda
incipiente).
O estudo constitui-se como um contributo, ainda que modesto, na medida
que apresenta evidências de como o Courseware Sere ajuda no
desenvolvimento de conhecimentos e de capacidades em crianças do 2º
ano de escolaridade. Apresenta também evidência de como esta temática
pode ser trabalhada com alunos dos primeiros anos de escolaridade. We live in an age of technology where information is increasingly more accessible. In this context are increasingly debated issues relating to sustainability of the planet, and for which the Science Education can establish itself as a pathway to a better understanding from the early years of schooling. In this perspective the present work we propose to evaluate the impact of activities related to the forests of Courseware Sere, in changing conceptions and development of knowledge and skills of students in the 1st Cycle of Basic Teaching. Therefore, it was formulated a research question: What are the contribution of the activities related to the theme "Forests", inserted in Courseware Sere, in the development of knowledge and thinking skills in students from 2nd grade? The study was based on an action research qualitative type, being implemented in a class of 2nd year of basic education of a school district of Aveiro in Portugal. Were made 5 sessions: the first, a questionnaire, the following three were dedicated to the implementation of these activities Courseware Sere and for last, we filled out a conceptual scheme. As instruments of data collection, we used a questionnaire, which was designed and validated for this study, the records of students in response to the activities of that student's script of the Courseware Sere, as well as the researcher's diary. The results indicate that student’s revealed evidence pointing to the development of scientific knowledge, such as those relating to timber products, as well as some thinking skills; they also revealed difficulties such as identifying measures of forest protection. According to the results, it can be concluded that the implemented activities contributed to the development of some knowledge and skills (even in same as incipient level). The study presents a contribution, however modest, to the extent that presents evidence of how the Courseware Sere help in developing the knowledge and skills in children 2 years of schooling. It also presents evidence of how this issue can be worked with students in the early years of schooling. |
Descrição: | Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12975 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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