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http://hdl.handle.net/10773/12958
Title: | A importância dos estímulos visuais em crianças com atraso fonológico |
Author: | Pedro, Cassandra Ferreira |
Advisor: | Lousada, Marisa Lobo Jesus, Luís |
Keywords: | Ciências da fala e da audição Perturbações da fala - Crianças Fonologia Estímulos visuais |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho teve como principal objetivo o estudo da influência
dos estímulos visuais em crianças com atraso fonológico. Neste sentido,
procedeu-se ao desenvolvimento e à validação de conteúdo de materiais
de avaliação/intervenção em Terapia da Fala, especificamente, uma
Prova de Avaliação de Competências de Pré-Literacia e um conjunto de
50 cartões com estímulos visuais (cartões L&S). A Prova de Avaliação de
Competências de Pré-Literacia possibilita a avaliação da
identificação/nomeação do nome/som dos grafemas. Os cartões L&S
estimulam o desenvolvimento das correspondências grafema-fonema e a
melhoria da produção dos sons da fala. Um painel de peritos constituído
por 6 terapeutas da fala realizou a avalição dos materiais supracitados
com base num conjunto de critérios previamente definidos.
A Prova de Avaliação de Competências de Pré-Literacia foi analisada
com base nos critérios de clareza, simplicidade, precisão e relevância. Os
cartões L&S foram analisados com base nos critérios de clareza e
pertinência prática. Em ambos os casos, o método gráfico de Bland-
Altman modificado permitiu concluir que existiu boa concordância entre
os avaliadores, uma vez que a maioria dos valores correspondentes aos
vários itens analisados se encontrava dentro dos limites esperados de
concordância e a grandeza do limite superior não era muito elevada.
A Prova de Avaliação de Competências de Pré-Literacia foi ainda sujeita
a um estudo piloto realizado com 64 crianças em idade pré-escolar com
idades compreendidas entre os 5;0 e os 6;3 e com desenvolvimento
típico ao nível da fala e da linguagem. Tendencialmente, os resultados
indicam melhores desempenhos nas subprovas de identificação do
nome/som dos grafemas comparativamente às respetivas subprovas de
nomeação de grafemas/fonemas. Adicionalmente, os resultados revelam
que as crianças do género feminino obtiveram um melhor desempenho
nas diversas subprovas comparativamente às crianças do género
masculino.
Pretendeu-se ainda estudar a influência de alguns cartões L&S ao nível
da aquisição das correspondências grafema-fonema e da melhoria da
produção dos sons da fala. Por conseguinte, um terapeuta da fala externo
ao estudo, do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, realizou uma intervenção
terapêutica ao longo de 6 semanas num grupo de 7 crianças com idades
compreendidas entre os 5;3 e os 6;5 com diagnóstico de atraso
fonológico. Todas as crianças apresentavam um desenvolvimento típico
ao nível dos restantes domínios da linguagem. As seguintes medidas de
resultados foram recolhidas antes e após 6 sessões de intervenção:
percentagem de consoantes corretas; percentagem de ocorrência dos
processos fonológicos; inventário fonético; competências de pré-literacia
(correspondência grafema-fonema). Os resultados obtidos neste estudo
sugerem que os cartões L&S selecionados promovem melhorias na
aprendizagem das correspondências grafema-fonema, sobretudo ao nível
da aquisição do som correspondente ao grafema. Também se
observaram melhorias nas restantes medidas de resultados, ao nível da
produção dos sons da fala, o que é sugestivo de que os cenários dos
cartões L&S fornecem pistas visuais que estimulam a produção correta
dos sons correspondentes aos alvos terapêuticos. The main purpose of this work was to study the influence of visual stimuli in prescholers with phonological delay. It was developed and analysed the content validaty of speech and language assessment/intervention materials, specifically a Pre-Literacy Skills Assessment Probe and 50 visual stimuli (L&S cards). The Pre-Literacy Skills Assessment Probe assesses the identification/production of the graphemes names/sounds. The L&S cards stimulate grapheme-phoneme development and speech sound production. An expert panel of 6 speech and language therapists analysed these materials based on several criteria that were previously established. The Pre-Literacy Skills Assessment Probe was analysed based on clarity, simplicity, ambiguity and relevance criteria. The L&S cards were analised based on clarity and practicality criteria. The modified Bland- Altman method showed good agreement among evaluators, because the majority of the values was between the agreement limits and the superior limit was not very high. The content validity of the Pre-Literacy Skills Assessment Probe was also piloted with 64 preschoolers aged 5;0-6;3 with normal speech and language development. The results indicate better scores in letter name identification than in letter name/letter sound production. Additionally, girls scored higher than boys. The influence of the set of L&S cards in grapheme-phoneme correspondences development and in speech production improvement was also studied. An external speech and language therapist of the Tondela-Viseu Hospital carried out a 6-week therapeutic intervention in a group of 7 phonologicaly delayed preschoolers aged 5;3-6;5. All children have a normal development in other language domains. The following outcome measures were taken before and after the therapeutic intervention process: percentage of consonants correct; percentage of phonological processes; phonetic inventory; pre-literacy skills (grapheme-phoneme correspondence). The results indicate that the selected L&S cards facilitate phoneme-grapheme correspondence acquisition, specially in letter sound acquisition. Additional speech sound production improvements were observed, which indicates that L&S cards scenarios provide suitable visual clues to stimulate the correct production of therapeutic targets. |
Description: | Mestrado em Ciências da Fala e da Audição |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12958 |
Appears in Collections: | DCM - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
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