Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12955
Title: Memória do observado: a construção do desenho: representação do real
Author: Abreu, Amélia Fernanda de Sousa Pacheco
Advisor: Oliveira, Inês Maria Henriques Guedes de
Keywords: Educação artística
Ensino de desenho - Ensino secundário
Perceção visual
Desenvolvimento intelectual
Memória visual
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvido na Escola Artística Soares dos Reis (EASR), durante o ano letivo de 2012/2013. O relato e respetiva reflexão centraram-se na observação de aulas e na prática letiva referentes a duas turmas do 11º ano, na disciplina de Desenho A. No desenrolar deste trabalho, além da caracterização e contextualização da escola, descreve-se também o projeto pedagógico desenvolvido com as turmas, de modo a dar resposta a necessidades de aprendizagem dos alunos, através da implementação das Unidades de Trabalho (UT). A aplicação das UT tiveram como objetivo encontrar respostas à questão: Como é que o aluno, em contexto escolar, faz a representação do objeto a partir da sua observação ou da memória que tem do mesmo? No contexto desta problemática foram desenvolvidos exercícios que incutiram nos alunos, sentido de observação e construção de memórias, para a aprendizagem do desenho. Para tal, recorreu-se ao conhecimento que cada um tem do mundo envolvente. A opção de trabalhar a observação e a memória, justificou-se pelas análises feitas em contexto de sala de aula e pelas características da temática, designadamente, no campo do desenvolvimento das capacidades de abstração, organização de ideias, entendimentos da realidade sob diferentes formas e, ainda, o desenvolvimento da capacidade analítica. O trabalho de investigação que aqui se apresenta teve por base o trabalho de Harold Speed (1913) e Betty Edwards (1979). Foram planificadas e postas em prática, unidades temáticas com a finalidade de permitir aos alunos fazer a transição mental entre a memória, o observado e a representação do real. Durante este relatório, é apresentado a descrição de todo o processo e a análise dos resultados das aprendizagens, a fim de se tirar conclusões e traçar estratégias, para colmatar deficiências de perceção, observação e representação do real.
This report focuses on the Supervised Teaching Practice ( PES ), are developed at the Art School Soares dos Reis ( ASSR) during the school year 2012/2013. The respective reporting and reflection focused on classroom observation and teaching practice related to two classes of 11. º year, the discipline of drawing A. In the unroll of this work, beyond the characterization and contextualization of the school, also describes the educational project developed with the classes in order to meet the learning needs of students through the implementation of the Work Units (WU) . The application of WU aimed to find answers to the question: How does student in the school context, do the representation of the object by the observed or the memory? In the context of this problem exercises that instilled in students, sense of observation and building memories for learning design were developed. For this, we used the knowledge that one has of the surrounding world . The option to work observation and memory, justified by the analyzes in the context of the classroom and the characteristics of the subject, particularly in the field of capacity development of abstraction, organization of ideas, understandings of reality in different forms and Moreover, the development of analytical capacity. The research presented here was based on the work of Harold Speed (1913) and Betty Edwards (1979). Were planned and implemented, thematic units in order to allow students to make the mental transition between memory, the observed and the representation of reality. During this dissertation, the description of the whole process and the analysis of learning outcomes is presented in order to draw conclusions and devise strategies to overcome deficiencies of perception, observation and representation of reality.
Description: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/12955
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Memoria do observado_ a construcao do desenho_representacao do real.pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.