Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12950
Title: Instrumentos pedagógicos de educação visual para alunos com NEE
Author: Garcez, Ana Patrícia Silva
Advisor: Valente, António Manuel Dias Costa
Keywords: Educação artística
Educação visual - Pessoas com necessidades educativas especiais
Educação especial
Métodos pedagógicos
Instrumentos de avaliação - Fichas de trabalho
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As metas curriculares da disciplina de Educação Visual implementadas no decorrente ano letivo vieram dificultar de certa forma, a aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste ano curricular em especial a disciplina é mais técnica e específica, dificultando a aprendizagem destes alunos. O presente estudo de investigação desenvolvido através de uma análise qualitativa efetuada a um aluno com NEE, em especial do 9º ano de escolaridade, veio colmatar uma lacuna existente nesta área à disciplina de Educação Visual. No que diz respeito à Educação Especial ainda há um longo caminho a percorrer para alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico na disciplina de E.V. Foi demonstrada a relevância deste tem a através do questionamento feito aos docentes da disciplina relacionado com o desenvolvimento da questão de investigação: A perspetiva dos professores das Artes Visuais acerca do uso dos manuais como instrumento facilitador à aprendizagem dos alunos NEE surtindo daí um artigo, o qual foi publicado e apresentado na conferência internacional de Educação em Leiria. Desta forma, este estudo de investigação contribuiu para o desenvolvimento de instrumentos pedagógicos - fichas de trabalho /apoio formativas para os alunos com necessidades educativas ao nível cognitivo, ajudando de certa forma, a ultrapassar a barreira invisível criada sob estes alunos, para que também eles possam desenvolver as mesmas atividades nos domínios da aula tal como os colegas de turma. Podendo num outro contexto de investigação, este estudo servir de base de trabalho para outros estudos de investigação relacionados com a execução de instrumentos pedagógicos para os alunos com NEE na supracitada disciplina. No geral, todos ficam enriquecidos, quer os alunos com NEE quer os professores da disciplina, que a partir deste trabalho, já têm um pouco, facilitada a ardura tarefa de lecionar a disciplina de Educação Visual “a uma plateia” tão heterogénea de alunos. As fichas de trabalho são sem dúvida um estímulo, motivação, intervenção para os alunos com Necessidades Educativas Especiais e um instrumento pedagógico imprescindível para os professores da disciplina de Educação Visual na atual Escola Inclusiva.
The curricular goals of Visual Education implemented in the following school year, came to a certain extent hinder the learning of students with special educational needs (SEN). This year in particular, the curriculum of this discipline is more technical and specific, making the learning more difficult for these students. This research developed through a qualitative analysis performed to a student with NEE in particular the 9th year of schooling, came close a gap in the area of Visual Education discipline. With regard to special education there is still a long way to go to students of the 3rd cycle of basic education in the discipline of Visual Education. It was demonstrated the relevance of this theme through the questioning done to teachers of disciplines related to the development of research question: the perspective of Visual arts teachers about the use of the manuals as a tool for learning facilitator of students with SEN, an article which was published and presented at the International Conference of Education in Leiria. In this way this research contributed to the development of pedagogical instruments-educational worksheets for students with cognitive-level educational needs, helping in a way to overcome the invisible barrier created under these students so that they can develop the same activities in the fields of the class classmates. And in another context this research study to serve as a basis for other research studies relating to the implementation of pedagogical instruments for SEN students in Visual Education. In general all are enriched; SEN students want teachers of discipline that already has a little, hard task of teach the discipline of Visual Education to ‘an audience’ so heterogeneous students. The worksheets are undoubtedly a stimulus, motivation, intervention for students with SEN and a pedagogical instrument essential for teachers of Visual Education in the inclusive school.
Description: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/12950
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Instrumentos pedagogicos de educacao visual para alunos com NEE.pdf6.93 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.