Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12919
Title: Utilização da técnica Synectics em sala de aula no ensino superior: no contexto do mestrado em Comunicação Multimédia
Author: Pereira, Andreia Ana Lopes
Advisor: Mealha, Óscar
Cruz, Catarina Franco Lélis da
Keywords: Comunicação multimédia
Recursos educativos
Desenvolvimento da criatividade
Tecnologia da comunicação
Ensino superior
Pensamento criativo
Técnica Synectics
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo teve como principal objetivo perceber o contributo do uso da Técnica Synectics no desenvolvimento do potencial criativo do aluno, a fim de se saber se a sua aplicação é ou não uma mais-valia para os alunos universitários num contexto específico. Assumindo uma natureza qualitativa, pretende alcançar-se uma visão holística do contexto em estudo e captar os dados, partindo das perceções dos próprios intervenientes no estudo de caso. Portanto, esta investigação envolve o estudo intensivo e detalhado de um pequeno grupo, formado por alunos do ensino superior, a frequentar o Mestrado em Comunicação Multimédia, na Universidade de Aveiro, no 2º semetre do ano letivo de 2013/2014. Recorre a escalas de medida, entre as quais o Teste “Pensando Criativamente” de Torrance, traduzido e validado por Oliveira (1992) e o Teste de Diagnóstico, desenvolvido na disciplina de Criatividade na Comunicação Multimédia, para se poder cumprir com os objetivos definidos neste estudo. Concluiu-se, pelos dados coligidos e pela respetiva análise, que a aplicação da técnica Synectics não só ajudou os alunos a desenvolverem o seu potencial criativo, como também ajudou-os a reconhecerem melhor o seu perfil criativo. Logo, estes resultados indicam que se deve recorrer a técnicas criativas, neste caso em particular ao Synectics. Esta técnica é considerada uma mais-valia para os alunos do Mestrado em Comunicação Multimédia, pois contribui para desenvolver a flexibilidade, a originalidade e a fluência de respostas, por parte dos alunos, e, simultaneamente, desenvolve e incentiva o pensamento divergente. De acordo com Guilford (apud Alencar, 2010), são as habilidades do pensamento divergente aquelas que mais diretamente estão envolvidas no pensamento criativo. Assim, é fundamental promover técnicas criativas que recorram ao pensamento divergente, pois assim estar-se-á a contribuir para a produção de ideias únicas, úteis, diferentes, originais e dignas de maior elaboração.
The present study aims to understand the contribution of the use of Synectics technique in the development of the student’s creative potential in order to know whether or not its application is an asset to college students in a specific context. Assuming a qualitative nature, the aim is to reach a holistic view of the study’s context and capture data starting from the perceptions of the interveners themselves in the case study. Therefore, this research involves intensive and detailed study of a small group, formed by university students, attending the second semester of the 2013/2014 academic year of the Multimedia Communication Masters at the University of Aveiro. It uses measurement scales, including Torrance’s Test "Thinking Creatively", translated and validates by Oliveira (1992) and the Diagnostics Test studied during the Creativity in Multimedia Communication class, in order to fulfill the defined goals of this study. The data collected and its respective analysis allows the conclusion that the use of the Synectics technique not only helped students to develop their creative potential but it also helped them to recognize further their creative profile. Thus, these results indicate that one must resort to creative techniques, in this case particularly to Synectics. This technique is considered as an asset to be used by the Multimedia Communication Masters students because it contributes to the development of flexibility, originality and fluency of answers given by students, and simultaneously develops and encourages divergent thinking. According to Guilford (apud Alencar, 2010), divergent thinking are the skills most directly involved in creative thinking. Therefore, it is fundamental to promote creative techniques that resort to divergent thinking because it contributes to the production of unique, useful, different, original ideas that are worthy of further elaboration.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/12919
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese1.59 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.