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http://hdl.handle.net/10773/12914
Título: | Aplicações para parques naturais: linhas orientadoras para o desenvolvimento |
Autor: | Melo, Luís Filipe Brasil de |
Orientador: | Abreu, Jorge Trinidad Ferraz de Silva, Telmo Eduardo Miranda Castelão da |
Palavras-chave: | Comunicação multimédia Parques naturais Dispositivos móveis - Design Interfaces gráficas - Design |
Data de Defesa: | 2014 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente trabalho propõe a criação de um conjunto de linhas orientadoras de design de modo a serem utilizadas no design de interação para dispositivos móveis no contexto da empresa AzorIT Systems. Pretende-se no final construir um documento de apoio que indique como deve ser construída uma aplicação
para parques, reservas e áreas naturais no âmbito nacional, de modo a facilitar futuros desenvolvimentos do produto da empresa para os mais variados clientes interessados. Para isso, é necessário estudar um conjunto de aplicações móveis existentes no mercado, acompanhadas de teorias e regras no contexto móvel, sempre no contexto dos parques naturais. Este estudo das aplicações consiste no esclarecimento do tipo de conteúdo nelas presente, as várias funcionalidades utilizadas, análises heurísticas, bem como testes de usabilidade que permitam perceber quais os principais problemas e dificuldades vivenciadas pelos participantes. Não só esse estudo é importante, mas também a compreensão das necessidades dos visitantes
dos parques e de quem os gere. O objetivo do trabalho consiste, assim, em construir um conjunto de linhas orientadoras de design que permitam à empresa Azorit Systems recorrer sempre que pretender criar uma aplicação móvel no contexto desta dissertação. Foi assim possível obter uma lista de linhas orientadoras que estão associadas a cada uma das secções do design da aplicação, de modo a
ser possível compreender o que deve e não deve ser feito aquando do seu desenvolvimento. Para além disso, obteve-se um conjunto de wireframes que possibilitam a compreensão dos objetivos de cada ecrã, possíveis interações e acessos. Todo o processo de criação do design e das próprias linhas orientadoras de design foi testado tendo em conta vários testes de usabilidade executados ao longo do mesmo. This paper proposes the creation of a set of design guidelines in order to be used in the mobile interaction design construction for AzorIT Systems projects. It is intended to build a supporting document to specify how a natural parks’ mobile application should be developed in order to help future product developments for various clients. For this, it’s necessary to study a number of existing mobile applications on the market, complemented by mobile devices design theories and rules in the context of natural parks. This study consists in clarifying the type of content present in them, features, heuristic analysis and usability tests to understand what are the main problems and difficulties experienced by the participants. It is also important to understand the parks visitors needs and who manages them. The objective is thus to build a set of design guidelines to enable Azorit Systems use them whenever they need to create a mobile application in the context of this dissertation. It was possible to obtain a list of guidelines that are associated with each section of the application design in order to be able to understand what should and should not be done at the time of its development. Furthermore, we obtained a set of wireframes that enable the understanding of the objectives of each screen, and possible interactions. The entire process of the guidelines and application design creation was tested taking into account various usability tests performed over the process. |
Descrição: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12914 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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