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Título: Aprendizagem baseada em problemas orientada para o pensamento crítico
Autor: Fartura, Susana Gomes
Orientador: Vieira, Celina Tenreiro
Palavras-chave: Educação em ciências
Ensino das ciências
Estratégias de aprendizagem
Resolução de problemas
Pensamento crítico
Data de Defesa: 2007
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Vivemos numa época caracterizada pela vertiginosa evolução da Ciência e da Tecnologia. Do nosso dia-a-dia às nossas ocupações profissionais, a Ciência e a Tecnologia trouxeram, por um lado, uma qualidade de vida nunca antes experimentada. Por outro lado, fizeram despoletar uma série de problemas que são os verdadeiros desafios dos cidadãos de hoje e do futuro. A escola, enquanto contexto privilegiado de socialização e de formação, enfrenta o desafio de preparar os indivíduos para uma vida em sociedade que exige, cada vez mais, competências relacionadas com a resolução de problemas e a tomada de decisões. Nesse sentido, torna-se fundamental promover o PC dos alunos, porquanto o uso de capacidades de PC ajuda o indivíduo a eficazmente resolver problemas com que se confronta, a tomar decisões racionais e a participar plenamente numa sociedade democrática. Neste contexto, surge a necessidade de estabelecer estratégias que se afigurem como promotoras do PC no âmbito da construção de um referencial que apoie os professores no desenvolvimento de práticas, fundamentadas pela investigação, promotoras do PC dos alunos. Neste enquadramento, o estudo, de natureza qualitativa, realizado teve como finalidade operacionalizar, implementar e avaliar a estratégia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) orientada para o desenvolvimento de capacidades de Pensamento Crítico, no contexto da Educação em Ciências, no 1º CEB. Tendo como quadros teóricos de referência a taxonomia de Ennis, no caso do PC e a metodologia proposta por Delisle no âmbito da estratégia Aprendizagem Baseada em Problemas, operacionalizou-se e implementou-se esta estratégia, entre Janeiro e Junho de 2006, numa turma de 12 alunos do 1º e 3º anos do 1º CEB. Na recolha de dados para avaliar o impacte da estratégia ABP orientada para o PC: (i) no desenvolvimento de capacidades de PC; (ii) na (re)construção de conhecimento; (iii) na promoção de atitudes, de alunos do 1º CEB, recorreu-se à observação e à análise das produções dos alunos. Utilizaram-se diversos instrumentos, nomeadamente, listas de verificação, questionários e diário do professor/investigador. Da análise dos resultados, pode concluir-se que a estratégia ABP orientada para o PC se afigura como promotora do desenvolvimento de capacidades de PC, da (re)construção do conhecimento e de atitudes nos alunos do 1º CEB. ABSTRACT: We live in a time, characterized by the constant evolutions in Science and Technology. From our daily lives to our professional occupations, Science and Technology brought, in one hand, a life quality never seen before. On the other hand, set off an amount of problems which are the real challenges of citizen’s today and in the future. School, as privileged context of socialization and formation, faces the challenge of preparing individuals to live in a society, that demands more and more skills related to problem solving and making decisions. In this sense, it becomes essential to promote students Critical Thinking, therefore the use of critical thinking abilities helps the individual to solve problems, to make rational decisions and to participate in a democratic society. In this context, comes into view the need of establishing strategies that appears as promoters of critical thinking, in the scope of the construction of a source, based on investigation, to support teachers work with students in the development of critical thinking skills. In this line of thought, this study, of qualitative nature, had as main purpose to operate, implement and assess the strategy Problem Based Learning (PBL) focussed in the development of critical thinking skills in the context of Science Education, in elementary school. Based on Ennis taxonomy, in the case of critical thinking, and Delisle methodology for PBL, this strategy was operated and implemented between January and June of 2006, in a twelve student’s class on first and third year of elementary school. In data assortment to evaluate the impact of the strategy PBL focussed to critical thinking: (i) in the development of critical thinking skills; (ii) the (re)construction of knowledge; (iii) improvement of dispositions, of students in elementary school, several instruments were used like check lists, questionnaires and teacher/investigator diary. From data analysis, we outcome that PBL focussed on critical thinking, supports the development of critical thinking skills, as well as (re)construction of knowledge and improvement of dispositions in elementary school students.
Descrição: Mestrado em Educação em Ciências no 1º CEB
URI: http://hdl.handle.net/10773/1289
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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