Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12899
Title: Hábitos de estudo, dor e a opção por uma carreira musical
Author: Côrte-Real, Joana Domingues dos Santos
Advisor: Lã, Filipa
Keywords: Ensino da música
Hábitos de estudo
Músicos - Pianistas
Músicos - Lesões
Postura
Dor
Performance musical
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A opção por uma carreira na área da Música resulta de um processo complexo que envolve factores intrínsecos e extrínsecos ao indivíduo. Os hábitos de estudo estão relacionados com este processo na medida em que a prática deliberada e optimizada do instrumento é essencial para uma actividade musical de sucesso. No entanto, a adopção de hábitos de estudo incorrectos do ponto de vista ergonómico constitui um factor de risco para o desenvolvimento de patologias músculo-esqueléticas. Estas podem chegar a ser suficientemente graves para serem impeditivas de uma carreira musical. Assim, este estudo tem como objectivo principal compreender de que forma a escolha de uma carreira em música é ou não afectada pelos hábitos de estudo e pela presença de sintomas de dor associada à prática musical. Foi elaborado um inquérito com questões relacionadas com: escolha de carreira musical; prática instrumental; ansiedade na performance; adaptação do Nordic Questionnaire; traços de personalidade; auto-conceito; auto-eficácia; informações pessoais. Este foi distribuído a alunos de piano do 8º grau do conservatório e do último ano da licenciatura em música. Da análise multivariada dos dados infere-se que hábitos de estudo resultantes de estratégias metacognitivas de conhecimento influenciam positivamente a escolha de uma carreira musical. A maioria dos inquiridos (n=21; 65,6%) reportou desconfortos músculo-esqueléticos associados à prática instrumental; no entanto, apesar dos resultados sugerirem uma relação entre hábitos de estudo incorrectos e presença de desconfortos músculo-esqueléticos, estes últimos não parecem influenciar a escolha de uma carreira musical. Pelo contrário, 46,875% (n=15) dos inquiridos que pretendiam prosseguir os estudos na área apresentavam sintomatologia de dor. Estes resultados apontam para a necessidade de intervenções pedagógicas que apostem na prevenção da dor e na implementação de estratégias de estudo promotoras de saúde e bem-estar nos estudantes de ensino em música, na fase crucial do desenvolvimento das suas competências musicais, i.e. passagem do ensino secundário para o superior.
The choice to pursue a music career results from a complex process that involves intrinsic and extrinsic factors to the musician. Practice habits are connected to this process since deliberate and optimized practice is essential to a successful musical activity. However, the use of ergonomically incorrect practice habits constitue a risk factor for the development of musculoskeletal disorders. These can become severe enough to impair a career in music. Thus, this study aims to understand the extent to which the choice of a career in music is affected by studying habits and the presence/absence of pain associated with musical practice. A questionnaire was designed which included questions related to: music career choice; instrumental practice; performance anxiety; an adaptation of the Nordic Questionnaire; personality traits; self-concept; self-efficacy; personal information. The questionnaire was sent to conservatoire 8th grade piano students and piano major finalists. Multivariate analysis suggested that study habits resulting from metacognitive knowledge strategies positively influence the choice of a musical career. The majority of participants (n=21; 65.6%) reported playing-related musculoskeletal discomforts. Thus, although the data suggests a correlation between incorrect study habits and musculoskeletal discomforts, the latter does not seem to influence the choice of a musical career. In fact, 46.875% (n=15) of the participants had the intention of continuing their studies in music despite presenting playing-related pain. These results emphasize the need for educational interventions focusing on playing-related pain prevention as well as the implementation of practice strategies which promote music students’ health and well-being at early stages of their performance development skills.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/12899
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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