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Título: O trabalho prático no 1º ciclo e cultura científica dos alunos
Autor: Teles, Mafalda Sofia Rodrigues Leão
Orientador: Praia, João José Félix Marnoto
Palavras-chave: Educação em ciências
Ensino das ciências
Trabalhos práticos
Cultura científica
Alunos
Data de Defesa: 2007
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A presente dissertação de mestrado teve o seu enfoque no Trabalho Prático (T.P.) de Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Este estudo surgiu da necessidade de gerar mudanças nas práticas lectivas tendo em vista a sua melhoria e capaz de permitir, também, uma mais adequada compreensão dessas mesmas práticas lectivas. Pretendeu-se que esta mudança se reflectisse no desenvolvimento de actividades práticas capazes de desenvolver a Cultura Científica (C.C.) dos alunos. As questões a que se pretenderam dar resposta estavam directamente direccionadas com a problemática referida: Será o Trabalho Prático (T.P.) um instrumento capaz de desenvolver a C.C. dos alunos? O desenvolvimento de actividades práticas baseadas numa perspectiva de Ensino Por Pesquisa (E.P.P) em contexto CTS contribui para a C.C. dos alunos? O seu principal objectivo é o de estudar que actividades incrementar de forma a desenvolver uma C.C. que desejamos que comece, desde logo no 1.º Ciclo. Este estudo realizou-se na escola Eb1/JI de Cabanelas, concelho de Matosinhos, distrito do Porto, envolvendo 23 alunos dos 1º e 4º anos de escolaridade e duas professoras colaboradoras. O trabalho dividiu-se em duas partes intimamente ligadas: uma que diz respeito ao desenvolvimento profissional das professoras e a outra que diz respeito à aprendizagem dos alunos, que queremos ver reflectida nas suas mudanças de atitudes. Para tal, desenvolveram-se actividades práticas no ensino das ciências, numa Perspectiva de Ensino Por Pesquisa (E.P.P.) em contexto CTS. O tema seleccionado foi “O Corpo Humano” sendo que as actividades centraram-se na problemática “Higiene do Corpo e Higiene Alimentar”. A metodologia adoptada foi a de investigação - acção inserida num paradigma qualitativo de investigação, já que importa reflectir, para além dos resultados alcançados, nos processos de trabalho que se forem desenvolvendo numa perspectiva crítica e sustentada em quadros teóricos coerentes. Pode concluir-se do estudo que a procura de formação adequada e a colaboração que se estabeleceu entre as professoras da escola envolvidas neste processo, veio a motivá-las para o desenvolvimento de novas metodologias nas suas práticas pedagógico-didácticas, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional. Por outro lado os alunos familiarizaram-se com uma nova metodologia de ensino/aprendizagem demonstrando grande entusiasmo e motivação pelas actividades em que se envolveram. Promoveu-se o desenvolvimento profissional e também pessoal das professoras colaboradoras, bem como a aprendizagem e motivação dos alunos, já que as actividades práticas, através dos resultados alcançados, mostram o desenvolvimento de novas competências profissionais e também pessoais. ix ABSTRACT: The present master degree dissertation has its major focus on the 1st grade basic teaching sciences practical work. The study grew from the need to create changes in study practices, by improving them and also to allow a better understanding of those teaching methods. One of the purposes was that this change would reflect on the developing of practical activities capable of developing students scientific culture. The questions to which we proposed answering were directly connected to the referred problematic: Will the practical activities be an instrument able to develop students scientific culture? Will developing practical activities on a research-based teaching in context CTS contribute to students scientific culture? It’s main goal is to study what activities to increment in means to develop an early 1st grade SC. This study was taken in the EB/Ji Cabanelas school, at Matosinhos County, Porto district, evolving 23 students from 1st to 4th grade, and 2 collaborating teachers. This work was divided in two well connected parts: the first one related to the teachers professional development and the other to their students learning skills, on which we intent to observe in their change of attitude. For that matter, there were developed practical activities in the teaching of sciences, on a Research Based Teaching Perspective (R.B.T.P), in CTS context. The selected theme was “The Human Body”, and the activities focused on “Body higyene and Food Hygiene”. The adopted methodology was of investigating – as part of a qualitative paradigm of investigation, considering that is of major importance to reflect beyond the achieved results, with a critical and strongly supported by theoretical in the constantly developed work processes, that were developed in a critical perspective and supported by rational theoretical standarts. A the study conclusion, we can say that the pursue of proper formation and deep cooperation that was established among the teachers involved, motivated them for the developing of new methodologies on their daily basis pedagogic and didactic activities, therefore contributing strongly to their professional growth. On the other end students were familiarized with new, teaching/learning methods, exhibiting sheer enthusiasm and motivation towards the activities they took part on. In conjoint with the teachers professional improvement also came personal achievement, resulting in better learning and highly motivated students, well visible through the results in practical activities, showing the new professional and personal competencies,
Descrição: Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/1288
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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