Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/12858
Título: | Descobrindo o lugar e potencialidades do brincar no jardim-de-infância |
Autor: | Pinto, Alexandra Machado Meda |
Orientador: | Portugal, Gabriela |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Actividades recreativas Comportamento lúdico infantil Desenvolvimento das crianças Prática pedagógica |
Data de Defesa: | 2013 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Este relatório de estágio descreve um estudo de caso realizado no
âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi
sua principal finalidade perceber como é que o direito a brincar é
assegurado no jardim-de-infância. Em particular, este projeto visou
conhecer o lugar do brincar no dia-a-dia das crianças do grupo com
quem estagiámos, observar momentos de brincar e perceber as suas
potencialidades ao nível da promoção do bem-estar e do
desenvolvimento das crianças. O estudo foi realizado recorrendo,
principalmente, à observação direta e análise de gravações vídeo das
crianças em momentos de atividade lúdica. Na análise do brincar
das crianças considerámos os níveis de implicação evidenciados, os
interesses e áreas de desenvolvimento/curriculares que se
destacavam e estabelecemos relação com a prática pedagógica.
Verificámos que, no dia-a-dia do jardim-de-infância, o brincar não é
devidamente valorizado, não sendo dados nem espaços, nem
materiais, nem tempo adequados para que aconteça um brincar rico,
progressivamente mais complexo e envolvendo várias áreas do
conhecimento. Tornou-se claro que o tempo de observação das
crianças durante o seu brincar traz inúmeras mais-valias para o
educador pois este ganha uma visão da individualidade e das
necessidades e interesses das crianças que de outra forma
dificilmente obteria, algo que é muito importante para assegurar
uma oferta educativa mais adequada e interessante para as crianças. Pre-School Education and First Cycle of Basic Education. It was the main purpose to understand how the right to play is assured in kindergarten. Particularly, this project aimed to know the place of play in the daily lives of children in the group where we intern, observed moments of play and realize their potential in terms of promoting the welfare and development of children. This study was realized using direct observation and analysis of children in their moments of playful activity. In the analysis of children's play we have considered levels of involvement evidenced, interests and areas of development/curriculum that stood out and established relationship with the teaching practice. We found that the day-today kindergarten play is not properly valued, not being given spaces, materials, or the appropriate time for a rich and increasingly complex play, involving several areas of knowledge. It became clear that the time of observation of children during their play brings many gains for the educator as this gets a vision of individuality and the needs and interests of children. This vision, that would be hardly obtainable, is something that is very important to ensure educational provision more suitable and interesting for children. |
Descrição: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12858 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.