Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1283
Title: Manuais de estudo do meio na promoção da saúde e da educação ambiental
Author: Ribeiro, Carla Sofia Esperanço
Advisor: Veiga, Maria Luísa Cabral S
Keywords: Educação em ciências
Ensino das ciências
Educação para a saúde
Educação ambiental
Defense Date: 2007
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O objectivo principal desta investigação é apreciar o contributo dado por 4 Manuais de Estudo do Meio (4 MEM do 1º ao 4º ano de escolaridade) utilizados num agrupamento de escolas, no que respeita às aprendizagens dos alunos nos domínios da Saúde (S) e da Educação Ambiental (EA). Na contextualização do estudo e revisão da literatura aborda-se a importância da promoção de comportamentos saudáveis a nível da S e do A, desde as idades mais tenras, bem como a responsabilização da escola para a sua concretização. Salienta-se o papel dos MEM no processo ensinoaprendizagem em contexto escolar. Também são identificadas as questões da S e da EA que devem ser exploradas desde o 1º Ciclo, dando-se relevância à importância da sua abordagem nos MEM. A prossecução dos objectivos propostos passa pela selecção dos MEM a apreciar, pela explicitação da articulação dos objectivos do programa do 1ºCEB com as Competências do Currículo Nacional e pela elaboração do instrumento de análise, respectiva validação e aplicação. Em termos de resultados, estudo permite perceber o modo como a informação constante nos MEM é abordada, no que respeita aos itens que integram o instrumento de análise. A discussão dos dados recolhidos de acordo com as seis categorias definidas, permite perceber que os MEM analisados apresentam algumas fragilidades no que respeita ao seu contributo para a promoção da qualidade de vida, embora contribuam para a concretização dos objectivos preconizados pelos documentos normativos do 1º CEB. ABSTRACT: The main goal of this investigation is to considerate the contribute given by 4 Environment Study Manuals (4 ESM from 1st to the 4th basic school grade) used in a school group, concerning students learning skills in the domain of Health (H) and Environmental Education (EE). In the context of the study and literature revision we approach the importance of the promotion of healthy behaviours on H and EE, since early age, as well as the school responsibilities for its achieving. It is emphasized the role of the ESM on the teaching-learning process on the scholar context. It is also identified H and EE issues that ought to be explored since the 1st grade, bringing out the importance of how its addressed on the ESM. The continuing of the proposed objectives includes the selection of the ESM to be analized, clarifying the 1st CEB program objectives articulation with the National Curricula Competencies, and by elaborating the analisys instrument, its validation and application. In terms of the results, the study allows to understand the way the ESM continuing information is approached, concerning the items that integrate the analisys instrument. The discussion of the collected data according with the six defined categories, allows to understand that the ESM in analisys present some flaws in the matter of their contribute to the promotion of life quality, although they contribute to achieve the goals preconized by the 1st CEB normative documents.
Description: Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/1283
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007001103.pdf92.24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.