Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12826
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCabrita, Isabelpt
dc.contributor.authorAraújo, Isabel Maria Torres Magalhães Vieira dept
dc.date.accessioned2014-11-14T17:17:17Z-
dc.date.available2014-11-14T17:17:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12826-
dc.descriptionDoutoramento em Multimédia em Educaçãopt
dc.description.abstractNovas abordagens educacionais têm vindo a surgir como resultado de mudanças económicas, sociais e políticas, que levaram, a nível europeu ao desenvolvimento do Processo de Bolonha. As instituições de ensino superior enfrentam, assim, novos desafios e oportunidades, nomeadamente, o desenvolvimento de contextos educativos mais centrados nas aprendizagens dos alunos, promotores de cidadãos mais autónomos, mais ativos e mais provocadores, capazes de responderem às exigências da Sociedade do Conhecimento global. Diversos estudos apontam a importância de ambientes online na persecução desses objetivos, designadamente na área da Matemática. Neste contexto, desenvolveu-se a plataforma online – M@t-educar com Sucesso – que, a partir da informação teórica, permite a resolução de tarefas interativas, algumas delas contendo animações, das quais se fornece um feedback imediato, a qual carece de avaliação. Assim, este estudo tem como objetivo principal avaliar a influência da exploração prévia às aulas da referida plataforma no desenvolvimento de conhecimentos e capacidades matemáticas, da autonomia e do interesse por essa área em estudantes do ensino superior. O estudo ocorreu na unidade curricular de Cálculo Infinitesimal do Curso Superior de Gestão de uma instituição do ensino superior. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem mista de investigação e pelo design de estudo de caso, tendo-se partido de uma análise macro, envolvendo todos os alunos de Cálculo Infinitesimal, seguida de uma análise meso, considerando os alunos da turma da professora/investigadora, que foi evoluindo para uma análise micro, estudando cinco casos da turma. Para tal, utilizaram-se diversas técnicas de recolha de dados – inquirição, observação e análise documental, suportadas por variados instrumentos. A análise estatística e de conteúdo a que os dados foram submetidos permite concluir que a exploração prévia dos conteúdos através desta plataforma contribui para o desenvolvimento, principalmente, de autonomia e da capacidade de aplicação de conhecimento produzido à resolução de tarefas de diversa natureza.pt
dc.description.abstractNew educational approaches have emerged as a result of economic, social and political changes that led, at a European level, to the development of the Bologna Process. Higher education institutions face, thus, new challenges and opportunities, including the development of educational settings more focused on student learning. They should contribute to the education of more and more autonomous citizens, able to play an active and more provocative role, being capable of responding to the demands of the global knowledge society. Several studies have pointed to the importance of online environments in the pursuit of these goals, particularly in mathematics. In this context, we developed the online Platform “M@t-educar com sucesso” which, starting from information theory, allows the resolution of interactive tasks, some of them containing animations, and it also provides immediate feedback. This platform, however, needs to be evaluated. Thus, this study aims to evaluate the influence of pre-classes exploration of such platform in developing mathematical knowledge and abilities, more specifically autonomy and interest amongst undergraduate students. The study took place in the course of Calculus from the Degree in Management of a higher education institution. Methodologically, we opted for a mixed approach to research and designed a case study, starting from a macro analysis, involving all students from Infinitesimal Calculus, followed by a meso analysis, considering the students in the teacher researcher’s class, evolving to a micro analysis, considering five cases. For this, we used several techniques for data collection – inquiry, observation and document analysis, supported by various tools. Statistical and content analysis of the data collected suggest that the previous exploration of content through this platform contributes to the development of autonomy and the ability to apply the knowledge produced to solve tasks of different nature.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.relationFCT - SFRH/PROTEC/67816/2010pt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMultimédia em educaçãopt
dc.subjectEnsino da matemática - Ensino superiorpt
dc.subjectEnsino à distânciapt
dc.subjectTecnologia da educaçãopt
dc.subjectServiços webpt
dc.subjectAprendizagem em ambientes virtuaispt
dc.subject.otherAmbientes virtuais de aprendizagempt
dc.subject.otherPlataforma M@t-educar com sucessopt
dc.subject.otherEnsino Superiorpt
dc.subject.otherProcesso de Bolonhapt
dc.subject.otherAprendizagem da Matemáticapt
dc.subject.otherAutonomiapt
dc.titleAprendizagem matemática no ensino superior: a influência da plataforma M@T-educar com sucessopt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101421486-
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese36.87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.