Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1282
Title: O tema da mobilidade sustentável em práticas de ensino CTS no 1º CEB
Author: Centeno, Carina Emanuel Mendes
Advisor: Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões
Keywords: Educação em ciências
Ensino das ciências
Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Educação para a cidadania
Defense Date: 2006
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Actualmente, deparamo-nos com múltiplos acontecimentos, que não só nos perturbam, como também nos acomodam, resultantes das relações entre a Ciência e a Tecnologia em interacção com a Sociedade e o Ambiente (CTS-A). Este vínculo exige profundas transformações ao nível social, político, económico e cultural, implicando inevitáveis metamorfoses na escola. Deste modo, com este estudo, procuramos evidenciar a importância de uma educação que assume aquelas relações, com vista à promoção da literacia científica, abordando uma temática com actualidade, como é a problemática da Mobilidade Sustentável. Por outro lado, o estudo almeja contribuir para uma sensibilização na formação de Futuros Professores do 1º CEB, de modo a poderem assumir a mudança da actual situação ambiental, na esfera local e planetária, como um compromisso profissional. O estudo desenvolveu-se com base numa metodologia qualitativa, a fim de dar resposta às seguintes questões: “Quais as referências apresentadas no Currículo Nacional do Ensino Básico para a abordagem de questões-problema sobre aspectos relacionados com a Sustentabilidade Ambiental e a Mobilidade Sustentável nas áreas de EM e CFN?; Será que os alunos Futuros Professores no final do curso se encontram sensibilizados para estas questões? Será que eles desenvolvem nas suas práticas estas temáticas tendo por base as novas perspectivas do ensino das Ciências?; De que modo se poderá aumentar o interesse destes Futuros Professores para a temática da Mobilidade Sustentável? Tendo considerado a leitura e análise críticas do Currículo Nacional do Ensino Básico português, enquanto documento que norteia o modus operandi dos docentes, construiu-se uma proposta didáctica assente nas novas perspectivas do ensino das ciências e nas orientações CTS-A. A proposta foi validada por um conjunto de professores especialistas e implementada em duas turmas do 1ºCEB, por dois professores trabalhando colaborativamente com a investigadora. Entretanto, procurámos compreender qual a sensibilidade que os alunos Futuros Professores do 1ºCEB possuíam relativamente às questões ambientais e, de um modo particular, acerca do tema da Mobilidade Sustentável, recorrendo a inquéritos por entrevista. A proposta didáctica foi também utilizada num Workshop formativo com alunos Futuros Professores, com a intenção de contribuir para a sensibilização da relevância desta temática, considerando as novas perspectivas de ensino e, ao mesmo tempo, tendo como finalidade o enriquecimento, aperfeiçoamento e inovação das suas estratégias e práticas de ensino futuras. Esta sessão de formação constitui-se também como estratégia metodológica de recolha de dados confrontando os Futuros Professores com a proposta didáctica que tínhamos presente. Concluímos que ainda subsistem algumas dúvidas no que concerne à leitura do Currículo Nacional do Ensino Básico, principalmente uma certa dificuldade em conceber e construir uma praxis efectiva de acordo com o Documento Curricular. Daqui decorre que os alunos considerem pertinente uma maior ligação entre a prática e a teoria que adquiriram durante a sua formação inicial. O tema foi considerado bastante relevante e a proposta Didáctica foi considerada muito interessante e inovadora por todos os participantes, professores colaboradores e Futuros Professores; os recursos didácticos e a sua articulação com o Currículo Nacional do Ensino Básico foram considerados muito úteis e profícuos para as práticas. Os alunos do 1º CEB também aderiram entusiasticamente ao desenvolvimento do Projecto. Finalmente, sublinha-se que todo o percurso desenvolvido ao longo do estudo visa uma orientação para as novas práticas de Ensino das Ciências e o tema da Mobilidade Sustentável assumiu-se como um meio com elevadas potencialidades educativas e formativas.
Nowadays face several events that not only disturb us, but they also accommodate us, as the result of the relations between Science and Technology interacting with Society and Environment (STS-E). This connection demands deep changes at social, political, economical and cultural levels, implying inevitable metamorphosis at the school. With this study we try to enhance the importance of an education that concerns those interactions in order to promote scientific literacy, facing a current subject such as the problem of the Sustainable Mobility. On the other hand, the study aims to contribute for the education of future Elementary Teachers, in a way that they may assume as a professional commitment the changing of the current environmental situation at local as well as planetary level. The research was based in a qualitative methodology approach, searching for to give answers to the following research questions: Which the references presented in the Portuguese National Curriculum for Compulsory Teaching for the approach of questions-problem about aspects related with the Environmental Sustainability an the Sustainable Mobility, in the areas of the SM and SFN? Will be that the Future Teacher-Students at their end of the course are found sensitized for theses questions? It will be that they develop in their practices these thematic, having for base the new perspectives of education of the sciences? How could be augmented the interest of these Future-teachers by the thematic of the Sustainable Mobility? After the analysis of the Portuguese National Curriculum for Compulsory Teaching as a document that guides the teachers’ modus operandi, we designed an educational proposal based on the new science education perspectives that includes STS-E main orientations. The proposal was validated by a set of expert teachers and implemented in two elementary classes, by two teachers working collaboratively with the researcher. In the mean while, we were trying to understand, by means of interview, the future teachers concerning the current Science teaching expectations, regarding the environment issues and, particularly, the sustainable mobility. The teaching proposal was also presented in a Workshop gathering Future Teachers intending to enhance the relevance of the selected subject and the importance of considering the new teaching perspectives in order to innovate and improve their future teaching practices. This Session had also the methodological intention to obtain research data from the confrontation of the future teachers with our teaching proposal. We concluded that there are still some doubts with the National Curriculum, mainly a certain difficulty in conceiving and building an effective praxis according with the referred Curricular Document. From this point on, students consider important a bigger connection between what is practical and what is theoretical while they are acquiring their initial training. The theme was considered very relevant and the Proposal was considered very interesting and innovative by all the participants, collaborative Teachers and Future Teachers; the teaching resources and its articulation with the National Curriculum were considered as very useful and profitable. The young pupils also adhered enthusiastically to the development of the Project. Finally, we may to underline the fact that all the research study meant to find a guide line to new Science teaching practices and that the Sustainable Mobility assumed it self as a powerfully educative and formative theme.
Description: Mestrado em Educação em Ciências no 1º CEB
URI: http://hdl.handle.net/10773/1282
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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