Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12810
Title: Esquizofrenia : eficácia de um programa de psicoeducação com familiares
Author: Pinho, Lara Manuela Guedes
Advisor: Pereira, Anabela Sousa
Keywords: Psicologia clínica
Esquizofrenia - Papel da familia
Doenças mentais
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A esquizofrenia é uma doença mental grave e crónica que atinge cerca de 1% da população mundial. A psicoeducação e o acompanhamento dos familiares destes utentes é fundamental para que a sua inserção na comunidade seja eficaz e haja uma prevenção de recaídas com consequente redução do número de internamentos, aumentando os ganhos em saúde. A presente investigação tem como finalidade implementar um protocolo psicoeducativo em familiares de doentes com esquizofrenia e verificar a sua eficácia na redução da emoção expressa e da sobrecarga familiar objetiva e subjetiva, através da avaliação pré e pós intervenção destas variáveis. A amostra do estudo é constituída por 20 familiares destes doentes, de ambos os sexos e com idades compreendias entre os 18 e 69 anos (10 no grupo experimental e 10 no grupo de controlo), pertencentes à consulta externa no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Baixo Vouga E.P.E.. Foi utilizado o Questionário de Problemas Familiares (FPQ) para avaliar a eficácia deste tipo de intervenções na emoção expressa e na sobrecarga familiar a ambos os grupos, antes e após a intervenção. O grupo experimental foi sujeito a intervenções psicoeducativas multifamiliares enquanto que o grupo de controlo não teve qualquer intervenção. Dos resultados obtidos verificou-se a existência de uma sobrecarga objetiva e subjetiva elevada na amostra em estudo, em ambos os grupos, antes da aplicação do programa, o que nos indica uma elevada sobrecarga familiar. Após a aplicação do programa constataram-se diferenças estatisticamente significativas no grupo experimental relativamente a estes fatores, tendo ambas as sobrecargas diminuído. Relativamente à emoção expressa, antes da aplicação do programa, embora os resultados não tenham sido tão evidentes, houve uma redução do criticismo e aumento das atitudes positivas no grupo experimental. No grupo de controlo não se observaram diferenças estatisticamente significativas no pré e pós teste em nenhum dos fatores. Estes resultados parecem indicar que existiram diferenças possivelmente potenciadas pelo programa implementado, permitindo assim concluir a eficácia da aplicação do programa psicoeducacional, ao nível da diminuição da sobrecarga familiar e da emoção expressa. São referidas algumas implicações deste estudo para a prática clínica e para a intervenção junto dos familiares visando a promoção da saúde e o bem-estar destes indivíduos.
Schizophrenia is a severe chronic mental illness that affects about 1% of the world population. Psycho-education and family monitoring of these patients is essential for an effective integration into the community and for relapse prevention with consequent reduction in the number of admissions, greater health promotion. This investigation focuses on the implementation of a psycho-educational protocol with the family of schizophrenic patients seeking to assess its effectiveness in reducting expressed emotion and objective and subjective family burden, through the evaluation of these variables pre and post-intervention. The study sample consists of 20 family members of these patients, from both genders and with ages between 18 and 69 years old (10 in the experimental group and 10 in the control group), attatched to the external medical consultations in the Department of Psychiatry and Mental Health of the Baixo Vouga Hospital Centre E.P.E.. The study used the Family Problems Questionnaire – FPQ to evaluate the effectiveness of this family interventions in the reduction of expressed emotion and the family burden, in both groups, before and after the intervention. The experimental group was subjected to psycho-educational interventions, while the control group wasn’t subject to any intervention. The results indicated the existence of an objective and subjective overload, in both groups, before and after the program, which indicated a high family burden. Regarding the expressed emotion, before the application of the program, although the results were not conclusive, there was a decrease in criticism and increase in the positive attitudes in the experimental group. The control group showed no significant changes in any of these variables. This results suggest that there are differences possibly attributable to the implemented program. Therefore, we can conclude that the implementation of a family psycho-educational program is very effective as it potentially decreases family burden and expressed emotion. This study also has implications for clinical practice and to the family intervention aiming at health promotion and the wellness in this area.
Description: Mestrado em Psicologia - Psicologia Clínica e da Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10773/12810
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf939.87 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.