Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12798
Title: Compreensão na leitura e educação ambiental na educação pré-escolar
Author: Pepolim, Ana Cristina da Silva
Advisor: Sá, Cristina
Keywords: Educação pré-escolar
Linguagem oral
Educação ambiental
Desenvolvimento da linguagem
Compreensão da leitura
Actividades de aprendizagem
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo pretendia cruzar a área do Conhecimento do Mundo (Ciências Naturais) e o domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita (Leitura). Pretendia-se promover o conhecimento do mundo (relacionado com o estudo das estações do ano e das mudanças climáticas a elas associadas) em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos de idade), através da exploração de textos de diversos tipos, incluindo álbuns infantis. Paralelamente, trabalhamos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente a identificação de ideias principais de textos e temas a eles associados. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e às aprendizagens na área de Conhecimento do Mundo, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e adquirido conhecimentos e novo vocabulário relacionados com dois temas trabalhados nas sessões: poluição e suas consequências e sustentabilidade.
This study aimed to develop competencies in reading comprehension and to promote the knowledge in Sciences (concerning the seasons and climatic changes) in children attending a kindergarten (3-5 year old) through the use of several text genres including picture books. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention which concerned two content areas: mother tongue and sciences. It was focused on tasks involving the use of certain reading strategies, namely identifying main ideas in texts and subjects related to them. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had improved in reading comprehension and acquired knowledge and new vocabulary on two important topics: pollution and its consequences and sustainability.
Cette étude avait pour but d’identifier le rôle joué par le recours à certaines stratégies de lecture dans le développement de compétences en compréhension écrite, ainsi que dans l’acquisition de connaissances en sciences à travers le recours à des albums pour enfants. On a mené à bout une intervention didactique comprenant des tâches demandant le recours à l’identification d’idées principales dans les textes proposés aux enfants et de thèmes liés à eux. Tous les textes utilisés concernaient les saisons et des changements climatiques. Ce travail a été fait avec des enfants âgés entre 3 et 5 ans. On a recueilli des données concernant la performance des enfants en compréhension écrite et leurs apprentissages en Sciences, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les enfants avaient amélioré leurs compétences en compréhension écrite et acquis des connaissances et de nouveau vocabulaire concernant la pollution et ses effets sur le climat et la durabilité environnementale.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/12798
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese4.71 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.