Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12796
Title: As representações do rural na promoção turística
Author: Capela, Catarina Rocha
Advisor: Figueiredo, Elisabete Maria Melo
Kastenholz, Elisabeth
Keywords: Gestão do turismo
Turismo rural
Destinos turísticos
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho de investigação insere-se nos projetos Rural Matters e ORTE. Pretende analisar os materiais promocionais desenvolvidos por cinco entidades oficiais de turismo rural, focando-se particularmente sobre três aldeias que fazem parte dessas redes de turismo. Esta investigação tem como objetivo refletir sobre o papel da promoção na perceção das pessoas sobre os destinos rurais. O turismo e as atividades inerentes a este apresentam um papel relevante por ser considerado um instrumento importante à revitalização do território rural em Portugal. São utilizadas imagens e símbolos nos materiais promocionais destas áreas que consequentemente contribuem para uma formação de uma imagem idílica do rural, cheia de oportunidades para os turistas experienciarem e sentirem a autenticidade e a genuinidade ainda vivida nas aldeias. Recorreu-se à metodologia de base qualitativa e foram estudados os materiais promocionais recolhidos nas entidades Rede das Aldeias de Xisto, Rede das Aldeias Históricas de Portugal, Rede das Aldeias Vinhateiras, Turihab e Privetur. Também se analisaram os materiais relativos a três aldeias: Janeiro de Cima, Linhares da Beira e Favaios. No presente trabalho explorou-se a análise de conteúdo de modo a que fossem identificados os principais símbolos, representações e imagens dos materiais promocionais associados aos territórios e à ruralidade nestes expostos. Os resultados alcançados permitem-nos supor que quase todos os símbolos das aldeias, materiais ou imateriais, parecem ser transformados em produtos comercializáveis. Os principais símbolos utilizados na promoção das áreas rurais são de natureza e paisagem, em tons de verde e castanho, integrando por vezes património construído. Estas evidências remetem-nos para a imagem de um rural autêntico e genuíno expressando também os atributos aparentemente mais desejados pelos visitantes, um ambiente natural e puro, promovido para fruição turística do visitante tipicamente urbano.
The current research concerns the Rural Matters and ORTE projects. It aims to analyze the promotional materials developed by five official rural tourism entities, with a particular focus on three villages that take part of those networks. The goal of this research is to reflect upon the role of promotion on the shaping of people’s perception of rural destinations. Tourism and its related activities show a relevant role for being considered important tools regarding the regeneration of Portugal’s rural lands. Images and symbols are used in the promotional materials of these areas which, therefore, contribute for shaping an idyllic image of the countryside, filled with opportunities for the tourists to experience and feel the authenticity and genuineness still lived in the villages. We used a qualitative based methodology for the study of the promotional materials collected in the following rural entities: Rede das Aldeias de Xisto, Rede das Aldeias Históricas de Portugal, Rede das Aldeias Vinhateiras, Turihab e Privetur. Materials concerning three villages were also analyzed, namely Janeiro de Cima, Linhares da Beira and Favaios. Content analysis was conducted in order to identify the main symbols, representations and images of the promotional materials associated with the lands and the countryside which are evident on them. The attained results allow us to infer that almost every village’s symbols, both material and immaterial, seem to be converted into tradable products. The main symbols used on the promotion of rural areas are nature and landscape, in green and brown tones, and sometimes integrating built patrimony. These evidences convey us the image of an authentic and genuine countryside, and they also express what seems to be the most desirable attributes for tourists: a natural and pure environment, promoted for the touristic enjoyment of the typically urban visitor.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/12796
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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