Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12784
Title: Contributos para um papel da improvisação no ensino do violino
Author: Trigo, Luís Augusto
Advisor: Silva, Paulo Maria Ferreira Rodrigues da
Keywords: Ensino de música
Violino - Ensino
Técnicas musicais
Estratégias de ensino
Estratégias da aprendizagem
Improvisação (música)
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo é uma reflexão pessoal acerca do recurso a exercícios de improvisação e formação auditiva como estratégias de ensino aplicadas ao contexto das aulas de violino no ensino vocacional da música. Partindo da observação de que estas práticas não são geralmente contempladas nos planos de estudo do ensino instrumental e da constatação de que as competências auditivas e criativas não estão também particularmente desenvolvidas na população dos estudantes de música, foi delineado um conjunto de sessões experimentais e feito um estudo sobre a sua aplicação prática. A opção pelos exercícios de improvisação fundamentou-se numa pesquisa acerca desta prática musical, do seu lugar na História da Música e no ensino e da sua ligação com o desenvolvimento de competências auditivas e criativas. O estudo baseou-se numa perspectiva metodológica de investigaçãoacção, concretizada numa série de dez sessões ministradas a três alunos de violino. Estas consistiram num plano de exercícios de imitação, discriminação auditiva e improvisação cujo objectivo foi a aquisição de vocabulário musical e sua posterior aplicação de forma independente e criativa sobre uma base harmónica de canções de cariz infantil ou tradicional. Uma avaliação contínua da prestação dos alunos durante as sessões e uma análise musical das suas intervenções instrumentais proporcionaram uma série de reflexões que apontam para o contributo positivo que estas práticas podem oferecer ao ensino da música em geral, e de um instrumento em particular.
This study is a personal reflection on the use of improvisation and ear training exercises as teaching strategies to be applied on violin classes in music schools. The observation that these practices are not widely used in instrumental teaching and that aural and creative skills are not particularly well developed amongst music students led to the development of this set of experimental sessions and a subsequent study on their practical application. The option for improvisation exercises was based on a research on this musical practice, its place in Music History and teaching and its connection to the development of aural and creative skills. This study followed the methodological line of action-research, carried out through a series of ten teaching sessions involving a group of three violin students. These sessions consisted of a set of imitation, ear discrimination and improvisation exercises aiming at the acquisition of musical vocabulary then to be applied in an independent and creative fashion over the harmonic structure of simple traditional style songs. A continuous assessment of the students' interventions and a musical analysis of their instrumental playing led to a series of reflections that point to the positive contribution that these practices can offer to music teaching in general and to instrumental teaching in particular.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/12784
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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