Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/12754
Title: | O clarinéo na iniciação da aprendizagem do clarinete |
Author: | Pinto, Nuno Miguel Cachetas |
Advisor: | Correia, Jorge Salgado |
Keywords: | Ensino da música Educação musical - Ensino básico 1º ciclo Métodos pedagógicos Instrumentos musicais - Ensino Clarinete |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo verificar a viabilidade da
utilização do clarinéo no início da aprendizagem do clarinete, com
crianças, cujas constituições fisionómicas não permitiam ainda a
utilização do clarinete soprano em Sib. O estudo empírico foi realizado
com três crianças do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico (Elementar I
da iniciação), com seis anos de idade, no início do estudo. Os dados
recolhidos resultaram da observação, da avaliação do desempenho dos
participantes neste estudo, da análise das entrevistas a todos os
intervenientes, bem como da realização de inquéritos aos professores de
clarinete de todos os conservatórios públicos portugueses. Este estudo
surge, assim, numa tentativa de encontrar respostas que permitam
melhorar as condições na aprendizagem do clarinete, ao nível da
iniciação. This project aims to study the viability of the clarinéo utilization at the beginning stages of clarinet learning process by children in which their physiognomy wouldn't yet allow them to use the standard clarinet in Sib. The empirical study was performed with three children from the first grade (elementary I of the beginners stage) aged six years at the beginning of the study. The collected data resulted from direct observation, participant’s performance evaluations, analysis of the interviews conducted to all intervenient, as well as data gathered from surveys performed to clarinet teachers from all existing Portuguese public music academies. This study comes about as an attempt to find answers that would allow improvements to take place at the beginning stages of clarinet learning process. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12754 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.