Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/12753
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rosa, António Chagas | pt |
dc.contributor.author | Pereira, Sérgio Afonso Tavares | pt |
dc.date.accessioned | 2014-11-03T17:24:56Z | - |
dc.date.available | 2014-11-03T17:24:56Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/12753 | - |
dc.description | Mestrado em Ensino de Música | pt |
dc.description.abstract | O presente estudo procurou verificar qual o impacto do uso consciente de linguagem verbal e não-verbal no decorrer de um ensaio de música de câmara, a alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, provenientes de uma escola profissional de música. O estudo foi desenvolvido com recurso a duas gravações áudio de três diferentes formações de música de câmara em ambiente de aula. Na primeira observação, o grupo ensaiou sem intervenção do investigador. De seguida, foi feita uma sessão explicativa dos conceitos de comunicação e liderança e aconselhado do seu emprego durante o seguinte ensaio. Foi então que se recorreu à segunda gravação deste estudo. A análise de dados foi feita através da comparação dos resultados entre os dois ensaios e entre grupos. Os resultados indicam a existência de uma clara influência na relação entre o uso consciente de linguagem verbal e não-verbal por parte dos alunos, no tempo de aproveitamento do ensaio de música de câmara. Os grupos em que os membros partilham uma linguagem comum, verbal e não-verbal, assim como a sua posição no seio do grupo, tendem a demonstrar melhores indicadores de gestão do tempo de ensaio, levando a que o ensaio se torne mais eficaz. | pt |
dc.description.abstract | The present study aimed to establish the impact of the conscious use of verbal and non-verbal language during a lesson of chamber music to students aged between 15 and 18 years, from a professional music school. The study was conducted through two audio recordings of three different formations of chamber music in the classroom and lesson environment. At first observation, the group rehearsed without the researcher’s intervention. Then was made an explanatory session of the concepts of communication and leadership and advised of their use during the following lesson. Thus it was done the second recording of their lesson. Data analysis was done by comparing the results between the two lessons and between groups. The results indicate the existence of a clear influence on the relationship between the conscious verbal and non verbal by students at the time of the chamber music lesson or rehearsal. Groups where members share a common understanding about the use of the verbal and non-verbal language, as well as their position within the group, tend to demonstrate better management indicators within the lesson, thus leading to the lesson will become more effective. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da música | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Música de câmara | pt |
dc.subject | Comunicação oral | pt |
dc.subject | Comunicação não-verbal | pt |
dc.subject | Ensaios musicais - Liderança | pt |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt |
dc.subject.other | Música de câmara | pt |
dc.subject.other | Comunicação verbal | pt |
dc.subject.other | Comunicação não verbal | pt |
dc.subject.other | Liderança | pt |
dc.subject.other | Escola profissional de música | pt |
dc.title | Comunicação em música de câmara | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.