Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/12753
Título: | Comunicação em música de câmara |
Autor: | Pereira, Sérgio Afonso Tavares |
Orientador: | Rosa, António Chagas |
Palavras-chave: | Ensino da música Aprendizagem Música de câmara Comunicação oral Comunicação não-verbal Ensaios musicais - Liderança |
Data de Defesa: | 2014 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente estudo procurou verificar qual o impacto do uso consciente de
linguagem verbal e não-verbal no decorrer de um ensaio de música de
câmara, a alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos,
provenientes de uma escola profissional de música.
O estudo foi desenvolvido com recurso a duas gravações áudio de três
diferentes formações de música de câmara em ambiente de aula. Na primeira
observação, o grupo ensaiou sem intervenção do investigador. De seguida, foi
feita uma sessão explicativa dos conceitos de comunicação e liderança e
aconselhado do seu emprego durante o seguinte ensaio. Foi então que se
recorreu à segunda gravação deste estudo.
A análise de dados foi feita através da comparação dos resultados entre os
dois ensaios e entre grupos.
Os resultados indicam a existência de uma clara influência na relação entre o
uso consciente de linguagem verbal e não-verbal por parte dos alunos, no
tempo de aproveitamento do ensaio de música de câmara. Os grupos em que
os membros partilham uma linguagem comum, verbal e não-verbal, assim
como a sua posição no seio do grupo, tendem a demonstrar melhores
indicadores de gestão do tempo de ensaio, levando a que o ensaio se torne
mais eficaz. The present study aimed to establish the impact of the conscious use of verbal and non-verbal language during a lesson of chamber music to students aged between 15 and 18 years, from a professional music school. The study was conducted through two audio recordings of three different formations of chamber music in the classroom and lesson environment. At first observation, the group rehearsed without the researcher’s intervention. Then was made an explanatory session of the concepts of communication and leadership and advised of their use during the following lesson. Thus it was done the second recording of their lesson. Data analysis was done by comparing the results between the two lessons and between groups. The results indicate the existence of a clear influence on the relationship between the conscious verbal and non verbal by students at the time of the chamber music lesson or rehearsal. Groups where members share a common understanding about the use of the verbal and non-verbal language, as well as their position within the group, tend to demonstrate better management indicators within the lesson, thus leading to the lesson will become more effective. |
Descrição: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12753 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.