Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1273
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, António Augusto de Freitas Gonçalvespor
dc.contributor.authorFrancisco, Bernardete Afonsopor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:37:20Z-
dc.date.available2011-04-19T13:37:20Z-
dc.date.issued2005por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1273-
dc.description.abstractO presente estudo relata uma experiência de investigação acção que decorreu no ano lectivo 2003/2004, numa turma do oitavo ano de escolaridade, na disciplina de Língua Portuguesa, fundamentado na premissa de que compreender o que se lê, utilizar as tecnologias de informação e comunicação na área da educação e promover nos alunos atitudes de cooperação, são algumas das competências que se enquadram na Reforma curricular do Ensino Básico. Assim, tendo por base a teoria construtivista de aprendizagem, e por recurso ao ambiente de aprendizagem misto cooperativa pelo método de jigsaw, procurou-se activar e desenvolver os conhecimentos prévios dos alunos na compreensão escrita do conto integral, fomentando a utilização de estratégias de leitura mobilizadoras dos mesmos. Da análise dos dados recolhidos, que resultaram da aplicação de questionários, entrevistas e outros documentos de recolha de dados, verificámos que, apesar de constatada a aquisição de conhecimentos prévios necessários à compreensão do conto integral, os alunos têm pouca consciência da importância da sua mobilização com vista a melhorarem o seu acesso ao texto. Através da entrevista realizada à docente que colaborou no estudo, verificámos que a mesma também sente dificuldades em implementar estratégias conducentes à mobilização de conhecimentos prévios por parte dos alunos. O presente estudo revelou assim que se recorre reduzidas vezes à mobilização de conhecimentos prévios assim como a estratégias de leitura que os activem. Para além das limitações de presente estudo, apresentam-se algumas sugestões para investigações futuras. ABSTRACT: The present dissertation reports an action research study that took place in the 2003/2004 school year, in an 8th grade class, within the subject of Portuguese Language, based on the premise that understanding what is read, using information and communication technologies in education and promoting cooperation attitudes among students, are some of the skills that are part of the Portuguese Basic Education Curricular Reform. Therefore, based on the constructivist theory of learning and resorting to a cooperative blended learning environment using the jigsaw method, we tried to activate and develop pupils’ prior knowledge in reading comprehension of a complete short story, promoting the use of reading strategies that foster their activation. From the analysis of data collected, which result from the application of questionnaires, interviews and other data gathering instruments, we found that, although the acquisition of the prior knowledge necessary to understand the complete short story took place, pupils are not conscious of the importance of its activation to improve text comprehension. From the interview made to the teacher who participated in this study, we found that she also has difficulties in implementing strategies that are conducive to activate pupils’ prior knowledge. The present study reveals that prior knowledge activation, as well as the development of reading strategies for its activation seldom takes place. Apart from limitations to the study some suggestions for subsequent research are put forward.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000189914por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleDesenvolvimento de conhecimento prévios em língua portuguesapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005001744.pdf8.11 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.