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dc.contributor.advisorUva, Paulo Bago d'pt
dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Helena Ferreira Bragapt
dc.contributor.authorSantos, João Miguel Rodriguespt
dc.date.accessioned2014-10-27T15:08:50Z-
dc.date.available2014-10-27T15:08:50Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12715-
dc.descriptionMestrado em Designpt
dc.description.abstractO presente estudo desenvolve uma estratégia orientada à criação de um conjunto de serviços de bikesharing para a região de Aveiro, envolvente à Ria, aproveitando a geografia plana favorável ao desenvolvimento destas actividades, promovendo o uso de bicicleta e dar uso às diversas ciclovias disponíveis e subaproveitadas, respondendo efectivamente e apresentandoalternativas às fragilidades dos serviços de bikesharing integrantes na região. Nessa abordagem constataram-se vários problemas no serviço/parque de Bicicletas de Utilização Gratuíta de Aveiro, mais conhecidas como “BUGA”, e do programa CicloRia quanto à sua funcionalidade e limitação na utilização, das bicicletas destacadas nos concelhos de Ovar e Murtosa. Todos estes constrangimentos contribuem para um uso limitado dos dois serviços regionais, sendo ambos os serviços aparentemente para fins recreativos, afastando-se assim do real propósito das congéneres europeias, com o intuito de oferecer serviços adequados que permitem um uso diário e exaustivo dos veículos. Todos estes problemas indicados justificam variadas soluções alternativas que funcionem em paralelo com os serviços já existentes de forma a alargar as opções de escolha. São explicados em detalhe os três novos serviços destacados em seis zonas da região que se agrupam sobre a marca “Salina”. Todos eles se baseiam no partilha de bicicletas porém com modalidades variadas consoante a necessidade do utilizador. O factor de intermodalidade é uma mais valia e estará contemplada com a possibilidade de utilização, e transporte das bicicletas dos serviços “Salina”, nos comboios e no ferryboatʼs entre S. Jacinto e Forte da Barra. Conclui-se que o projecto desenvolvido oferece várias soluções de carácter social baseadas no cooperativismo e bem comum, motivando os utilizadores a deixarem de parte o seu veículo automóvel e desfrutarem da bicicleta nos mais variados cenários, quer seja lúdico ou profissional, contribuindo para uma economia verde e uma vida mais saudável.pt
dc.description.abstractThis study develops a strategy design towards the creation of a set of bike sharing services in the Aveiro region, mainly surrounding the “Ria”, taking advantage of the flat geography conducive to the development of these activities, promoting the use of bicycle and the use as well of various bike paths available and underutilized in the region, responding effectively to the weakness of the regional bike share systems. It was found several problems in the service / free bikes of Aveiro, better known as " BUGA ", and the program “CicloRia” for functionality issues and several limitations in those bicycles, highlighted in the municipalities of Ovar and Murtosa. All these constraints contribute to a limited use of the two regional services, and apparently for recreational purposes, clearly moving away from the real purpose of their European counterparts, in order to offer appropriate services that allow everyday use and completeness of vehicles. All these problems justify various alternative solutions working in parallel with existing services in order to broaden the options of choice. The three new services are explained in detail and they are deployed in the region within six zones and are grouped on a common brand, " Salina". All of them are based on bike share operations but with different modalities depending on the needs of the user. The factor of intermodality is a plus, and allows the transportation of bicycles from “Salina” services, on trains and ferry's between S. Jacinto and Forte da Barra. It is concluded that the developed project offers various solutions based on social cooperatives and common good, motivating users to leave their cars and enjoy the cycling in various scenarios, whether recreational or professional, contributing to a green economy and healthier lives.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesignpt
dc.subjectBicicletas - Designpt
dc.subjectCiclismo - Mobilidadept
dc.subjectPlaneamento regional - Aveiro (Portugal)pt
dc.subject.otherDesignpt
dc.subject.otherServiçospt
dc.subject.otherBikesharingpt
dc.subject.otherBicicletapt
dc.titleServiços intermunicipais de bikesharing para a região de Aveiropt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201580071-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
PT Bicicleta e Mobilidade Suave - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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