Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12701
Title: A utilização de smartphones numa experiência turística em Portugal : estudo sobre a participação nos media sociais através de aplicações para dispositivos móveis
Author: Soigné, Christelle Marie Cardoso
Advisor: Raposo, Rui
Keywords: Informação e Comunicação em Plataformas Digitais
Turismo cultural - Portugal
Meios de comunicação social - Turismo
Inovação tecnológica
Tecnologias da informação e comunicação
Dispositivos móveis
Tourism
Tourism 2.0
Smartphone
Tourism 2.0
Web 2.0
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O turismo é uma das maiores indústrias do mundo que gera receitas muito elevadas, sendo uma das principais áreas de atividade económica num número alargado de países e, por isso, torna-se essencial prestar um serviço eficiente e eficaz aproveitando, sempre que possível, as soluções e tendências tecnológicas disponíveis. A utilização dos media sociais através dos smartphones numa experiência turística vai acrescentar valor não só às viagens dos utilizadores como também ao turismo em si, pois há uma troca de experiências e opiniões entre todos os intervenientes. A presente investigação tem por objetivo geral identificar as atividades participativas realizadas por portugueses nos media sociais em smartphones nas diversas fases de uma experiência turística em Portugal, ou seja, no antes, no durante e no depois da mesma. Como hipóteses de investigação admite-se que as atividades realizadas em media sociais, o tipo de media publicado e partilhado da autoria do próprio utilizador e da autoria de terceiros e as aplicações utilizadas em smartphones diferem consoante a fase da experiência turística em que o utilizador se encontra. Assim, tornou-se essencial questionar sobre quais as atividades que são realizadas por portugueses a nível de partilha de informação através de smartphones numa experiência turística em Portugal. Apresenta-se uma análise e reflexão crítica sobre a importância da utilização dos media sociais em smartphones numa experiência turística. Primeiro procedendo-se a uma revisão do estado da arte sobre a problemática da investigação tendo como base os conceitos chave definidos anteriormente, para posteriormente fazer o estudo não só de aplicações portuguesas gratuitas para smartphones que utilizam o sistema operativo Android e que de alguma forma acrescentam valor a uma experiência turística de um utilizador, através de uma grelha de observação, mas, também, o estudo da utilização dos media sociais em smartphones numa experiência turística em Portugal, através de um inquérito por questionário. Um dos objetivos desta investigação é contribuir para o estudo e compreensão das dinâmicas de interação, a nível da partilha de informação, que os utilizadores mais recorrem nas diferentes fases de uma experiência turística e obter indicações, que se esperam úteis, sobre boas práticas e estratégias que podem ser adotadas por entidades turísticas com o objetivo de incluir os media sociais nas suas atividades de marketing e comunicação.
Tourism is one of the largest industries in the world and is a major source of income in many countries and, as such, it should take advantage of the advances in technology in order to improve efficient services in real time to tourists, a necessity in this industry. The use of social media and user participation via smartphones not only has lead to an enrichment of tourism experiences but it has also added multilevel value to tourism itself, due to the richness achieved in the exchange of opinions and experiences. The intention of this doctoral thesis is to investigate the participatory activities that take place by Portuguese in social media via smartphones before, during and after stages of a tourism experience. As a research hypotheses it is assumed that the activities in social media, the type of media published and shared and the applications used via smartphones differs depending on the stage of the tourism experience. Hence, the following research question was defined: "What activities related with sharing information are performed via smartphones before, during and after a tourism experience by Portuguese tourists in Portugal?". This document presents an analysis and critical reflection about the importance of using social media via smartphones in a tourism experience. In order to support this investigation we have made the necessary bibliographic revision about those concepts. Then we have made two studies: a study about free Portuguese applications for smartphones that use the Android operating system and somehow add value to a tourism experience through an observation grid; and, a study about the use of social media via smartphones on a tourism experience in Portugal through a questionnaire survey. As a result of this research it is expected to contribute to the understanding of the dynamics and interaction of sharing information on the different stages of a tourism experience and to obtain useful insights on good practices and strategies that can be adopted by tourism entities with the purpose of including social media in their communication and marketing activities on mobile devices.
Description: Doutoramento conjunto, em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais
URI: http://hdl.handle.net/10773/12701
Appears in Collections:DECA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf29.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.