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dc.contributor.advisorCunha, Manuel Bernardo Salvadorpt
dc.contributor.advisorMartins, Rui Manuel Escadas Ramospt
dc.contributor.authorPereira, Jaime Manuel da Silvapt
dc.date.accessioned2014-10-20T14:45:22Z-
dc.date.available2014-10-20T14:45:22Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12687-
dc.descriptionMestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicaçõespt
dc.description.abstractO presente texto descreve o trabalho desenvolvido na realização do sistema de motorização eléctrico para o veículo Hammershark da Universidade de Aveiro. Como principal objectivo tem-se o desenvolvimento do controlador electrónico para o(s) motor(es). O controlador, juntamente com o motor constituem o sistema de motorização eléctrico do veículo. O projecto desenvolvido deverá possuir a máxima e ciência possível e visa uma futura participação na competição Shell Eco-marathon na classe de veículos eléctricos a bateria. No início deste projecto, teve lugar um estudo sobre motores eléctricos e um levantamento sobre o estado da arte dos mesmos e de alguns veículos eléctricos actuais, de modo a permitir conhecer quais as tecnologias mais recentemente envolvidas, quais as mais e cientes e vantajosas para o desenvolvimento do controlador. Foi também efectuado um estudo sobre os diferentes sistemas e tipos de controlo de motores eléctricos, de maneira a que fosse possível de nir uma arquitectura de acordo com os requisitos tecnológicos necessários e que permitisse providenciar a máxima e ciência possível. Os controladores desenvolvidos foram testados e os bons resultados alcançados serão descritos no decorrer do documento.pt
dc.description.abstractThis dissertation describes the work developed on the Hammershark vehicle traction system. The main goal is to create the electronic controller for the motors. The controller , together with the motor, transmission and wheel, constitute the electrical traction system of the vehicle. The project developed should have the maximum possible e ciency and aims to a future participation in Shell Eco-marathon competition in the class of battery electric vehicles . At the beginning of this project, it took place a study about electric motors and electric vehicles and about the state of the art of them, to allow to know which technologies are involved more recently and wich ones are the most e cient and bene cial for the development of the controller. Also, a study was made on di erent types of control systems of electric motors, so that it was possible to de ne an architecture according to the technological requirements necessary to provide the maximum e ciency possible. The developed controllers were tested and the good results achieved are described throughout the document.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia de computadorespt
dc.subjectVeículos eléctricospt
dc.subjectMotores eléctricos - Monitorizaçãopt
dc.subject.otherMotorpt
dc.subject.otherBLDCpt
dc.subject.otherTrapezoidalpt
dc.subject.otherSinusoidalpt
dc.subject.otherE ciênciapt
dc.titleSistema de motorização eléctrico para o veículo Hammersharkpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201577950-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

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