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dc.contributor.advisorCorreia, Jorge Salgadopor
dc.contributor.advisorCáceres, Germanpor
dc.contributor.authorMateus, Máriopor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:37:12Z-
dc.date.available2011-04-19T13:37:12Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1267-
dc.descriptionDoutoramento em Músicapor
dc.description.abstractA presente investigação teve como objectivo aplicar, em contexto experimental, alguns conceitos e técnicas da Teoria do Movimento de Rudolf Laban numa acção de formação em regência e avaliar os respectivos efeitos nas competências gestuais dos regentes nela participantes. O estudo teve como base teórica o principio de que a gestualidade do regente é uma “manifestação exterior de impulsos interiores…” (Laban, 1978:32) e que a música, na sua essência, é uma “forma simbólica do sentimento humano”, “um movimento sonoro”, “… um análogo da vida emotiva”. (Susanne Langer, 1980:28) Com a adopção destes pressupostos procurou dar-se coerência às diferentes componentes envolvidas na problemática desta investigação. A parte experimental do estudo teve quatro momentos distintos. No primeiro, foi realizada uma gravação-vídeo para documentar os desempenhos dos estagiários antes da realização das formações (gravação pre-test). No segundo momento, os estagiários tiveram ocasião de frequentar um curso de Movimento Laban ministrado por um especialista nesta matéria, convidado para o efeito. Esta acção de formação terminou com uma gravação-vídeo, efectuada nas mesmas condições técnicas e programáticas da anterior (gravação post-test). Em terceiro lugar, realizou-se, sob orientação do autor do presente estudo, uma segunda acção de formação com o objectivo de plasmar os conceitos e técnicas de Laban na gestualidade específica da regência. Como corolário desta formação, foi realizado o último registo-vídeo (gravação repost-test). Estas gravações foram posteriormente editadas sem alterações técnicas e de conteúdo. Os dados, nelas constantes, foram analisados e avaliados por dois especialistas em regência, a partir de questionários previamente concebidos e fornecidos para o efeito. Após leitura dos pareceres dos especialistas expressos nesses questionários, o autor do presente estudo concluiu que a aplicação dos princípios e técnicas de Laban ao ensino da regência podem contribuir para promover, extensivamente, as competências gestuais dos regentes, tanto no plano da sua funcionalidade, como na sua dimensão expressiva.por
dc.description.abstractThe aim of this research was to explore an experimental application of some concepts and techniques taken from Rudolf Laban’s Theory of Movement promoting a workshop on conducting and to identifying the effects of that application on the conductor’s gesture skills. The theoretical basis of this study was the principle that the gesture is an exterior manifestation of inner impulses and the aesthetical basis was Langer’s theory which conceives music in its essence as a sounding movement, an analogue of emotive life.” This way, having these principles in mind, it was sought to give coherence to the different components involved in the problematic of this research. The experimental part of the study had four distinct moments. In the first one, a video recording was made to document the trainees’ performances before going through the workshops (pre-test recording). In the second one, the trainees had a chance to attend a Laban’s Movement course, given by an expert specially invited for the purpose. This workshop culminated in the video recording made exactly under the same technical and programmed conditions as the previous one (post-test recording). In third place, it was carried out by the author of this study a workshop with the aim of molding Laban’s concepts and techniques on what the specific conducting gesture is concerned. As corollary of this formation a last video recording was made (repost-test recording). Video recordings were ultimately edited without any technical or contextual changes. The data were analysed and evaluated by two experts on conducting who were given questionnaires previously conceived for the purpose. After an attentive reading of the data analyses expressed in the questionnaires by the experts, the author of this research could conclude that a positive and consistent development in the skills of the conductors who submitted to this experimental study, was reached. According to this, it is possible to enunciate that the application of Laban’s principles and techniques to the teaching of conducting may contribute to develop to a large extent the conductor’s gesture skills and expressive performance.-
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000232710por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectEstética musicalpor
dc.subjectComunicação musicalpor
dc.subjectLinguagem musicalpor
dc.subjectDirecção de orquestrapor
dc.titleGestualidade e expressão musical : estudo experimental sobre a aplicação da teoria do movimento de Rudolf Laban na aprendizagem da regência e seus efeitos na performance e na expressividade musicalpor
dc.typedoctoralThesispor
thesis.degree.levelDoutoramentopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
dc.identifier.tid101200080-
Appears in Collections:DECA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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