Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12670
Title: Educação para o desenvolvimento sustentável no ensino básico : contributos da integração das tecnologias da informação e comunicação e do envolvimento familiar nos primeiros anos de escolaridade
Author: Tréz, Ticiana de Astrogildo e
Advisor: Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
Vieira, Rui Marques
Keywords: Multimédia em educação
Desenvolvimento sustentável
Recursos educativos
Tecnologias da informação e da comunicação
Educação ambiental - ensino básico
Papel da familia
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A necessidade de se educar para o desenvolvimento sustentável é um ponto assente nas atuais políticas educativas internacionais. Considera-se fulcral desenvolver nos alunos as competências necessárias para analisar criticamente e tomar de decisão frente às atuais problemáticas relacionadas com as dimensões ambiental, social e económica, sob uma perspetiva sistémica. No entanto, a literatura de referência aponta a escassez de recursos intencionalmente concebidos para apoiar práticas didático-pedagógicas dos professores mais coerentes com estas diretrizes. Assim, o presente estudo tem por finalidade desenvolver estratégias, conceber e explorar recursos didáticos multimédia para promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), no contexto da Educação em Ciência com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), através da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e do envolvimento familiar (EF) nos primeiros anos de escolaridade, assim como compreender os impactes dos mesmos na alteração das práticas dos professores tornando-as mais coerentes com as orientações EDS/CTS. Face a esta finalidade, adotámos uma metodologia de natureza qualitativa, nomeadamente o Estudo de Caso na vertente multicasos, ao longo da investigação. O estudo envolveu o 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento de Escolas de Aveiro (Portugal), nomeadamente professores, alunos e respetivos familiares. Por entender serem os professores um elemento-chave de mudança do processo educativo, o estudo envolveu a conceção e implementação de uma Oficina de Formação de professores e uma comunidade online, a servir de plataforma de comunicação entre as escolas e as famílias. Assim, para a recolha de dados recorremos às técnicas de inquérito, observação e análise documental. Os respetivos instrumentos utilizados para cada técnica foram questionários, diário da investigadora, e-portefólios reflexivos e registos de interação na comunidade online. Os dados qualitativos e quantitativos foram analisados através da técnica de análise de conteúdo e análise estatística descritiva, respetivamente. Os resultados apontam que a integração das TIC e o incentivo ao envolvimento familiar contribuem positivamente para a promoção da EDS nos primeiros anos de escolaridade. Contudo, considerando o contexto em estudo onde as escolas atendem muitas famílias provenientes de meios socioeconómicos menos favorecidos, é preciso repensar a integração das TIC, para que estas não se configurem como mais uma barreira para o envolvimento familiar. Assim, trabalhar a EDS/CTS para além dos muros da escola, envolvendo as famílias dos alunos e colocando as TIC como uma ponte de comunicação é apresentado nesta investigação como o principal contributo para a consecução da EDS.
The need to educate for sustainable development is a point based on current international educational policies. It is crucial to develop in students the skills necessary to critically analyse and make decisions in the face of current issues related to environmental, social, and economic dimensions, from a systemic perspective. However, the literature highlights the shortage of resources intentionally designed to support teaching and pedagogical practices of the teachers consistent with these guidelines. Thus, this study aims to develop strategies, design and exploit educational multimedia resources that promote Education for Sustainable Development (ESD) based on Science-Technology- Society (STS) in Science Education, through the integration of Information and Communication Technologies (ICT) and Family Involvement in the early years of schooling, as well as understand the impact of these strategies and resources in teachers' practices to make them more consistent with the ESD/STS guidelines. Facing this purpose, we adopted a qualitative methodology, including multiple case studies in set along the process of exploration, design and implementation of strategies and educational multimedia resources. The study involved a group of primary schools located at Aveiro (Portugal), their teachers, as well as students and their respective families. By understanding teachers like the key influence in the educational process, the study involved the design and implementation of a teachers training and an online community to serve as a platform for communication between schools and families. Thus, the method used to collect data covered surveys, observation and document analysis. The respective instruments used for each method relied on questionnaires, diary research, reflexive e-portfolios and posts in the online community. Qualitative and quantitative data was analysed using the method of content analysis and descriptive statistical analysis, respectively. The results show that the integration of ICT and encouraging family involvement contributes positively to the promotion of ESD in the early years of school education. However, considering the context under study where schools serve a variety of families that are socio-economically disadvantaged, it is necessary to rethink the integration of ICT, so that they are not configured as a further barrier to family involvement. Thus, working an ESD/STS approach beyond the school walls, involving students' families, and using ICT as a bridge of communication is presented in this research as the main contribution to the achievement of the ESD.
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/12670
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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