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http://hdl.handle.net/10773/12670
Title: | Educação para o desenvolvimento sustentável no ensino básico : contributos da integração das tecnologias da informação e comunicação e do envolvimento familiar nos primeiros anos de escolaridade |
Author: | Tréz, Ticiana de Astrogildo e |
Advisor: | Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves Vieira, Rui Marques |
Keywords: | Multimédia em educação Desenvolvimento sustentável Recursos educativos Tecnologias da informação e da comunicação Educação ambiental - ensino básico Papel da familia |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A necessidade de se educar para o desenvolvimento sustentável é um ponto
assente nas atuais políticas educativas internacionais. Considera-se fulcral
desenvolver nos alunos as competências necessárias para analisar
criticamente e tomar de decisão frente às atuais problemáticas relacionadas
com as dimensões ambiental, social e económica, sob uma perspetiva
sistémica. No entanto, a literatura de referência aponta a escassez de recursos
intencionalmente concebidos para apoiar práticas didático-pedagógicas dos
professores mais coerentes com estas diretrizes. Assim, o presente estudo
tem por finalidade desenvolver estratégias, conceber e explorar recursos
didáticos multimédia para promover a Educação para o Desenvolvimento
Sustentável (EDS), no contexto da Educação em Ciência com orientação
Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), através da integração das Tecnologias
da Informação e Comunicação (TIC) e do envolvimento familiar (EF) nos
primeiros anos de escolaridade, assim como compreender os impactes dos
mesmos na alteração das práticas dos professores tornando-as mais
coerentes com as orientações EDS/CTS. Face a esta finalidade, adotámos
uma metodologia de natureza qualitativa, nomeadamente o Estudo de Caso na
vertente multicasos, ao longo da investigação. O estudo envolveu o 1º Ciclo do
Ensino Básico de um Agrupamento de Escolas de Aveiro (Portugal),
nomeadamente professores, alunos e respetivos familiares. Por entender
serem os professores um elemento-chave de mudança do processo educativo,
o estudo envolveu a conceção e implementação de uma Oficina de Formação
de professores e uma comunidade online, a servir de plataforma de
comunicação entre as escolas e as famílias. Assim, para a recolha de dados
recorremos às técnicas de inquérito, observação e análise documental. Os
respetivos instrumentos utilizados para cada técnica foram questionários,
diário da investigadora, e-portefólios reflexivos e registos de interação na
comunidade online. Os dados qualitativos e quantitativos foram analisados
através da técnica de análise de conteúdo e análise estatística descritiva,
respetivamente. Os resultados apontam que a integração das TIC e o incentivo
ao envolvimento familiar contribuem positivamente para a promoção da EDS
nos primeiros anos de escolaridade. Contudo, considerando o contexto em
estudo onde as escolas atendem muitas famílias provenientes de meios
socioeconómicos menos favorecidos, é preciso repensar a integração das TIC,
para que estas não se configurem como mais uma barreira para o
envolvimento familiar. Assim, trabalhar a EDS/CTS para além dos muros da
escola, envolvendo as famílias dos alunos e colocando as TIC como uma
ponte de comunicação é apresentado nesta investigação como o principal
contributo para a consecução da EDS. The need to educate for sustainable development is a point based on current international educational policies. It is crucial to develop in students the skills necessary to critically analyse and make decisions in the face of current issues related to environmental, social, and economic dimensions, from a systemic perspective. However, the literature highlights the shortage of resources intentionally designed to support teaching and pedagogical practices of the teachers consistent with these guidelines. Thus, this study aims to develop strategies, design and exploit educational multimedia resources that promote Education for Sustainable Development (ESD) based on Science-Technology- Society (STS) in Science Education, through the integration of Information and Communication Technologies (ICT) and Family Involvement in the early years of schooling, as well as understand the impact of these strategies and resources in teachers' practices to make them more consistent with the ESD/STS guidelines. Facing this purpose, we adopted a qualitative methodology, including multiple case studies in set along the process of exploration, design and implementation of strategies and educational multimedia resources. The study involved a group of primary schools located at Aveiro (Portugal), their teachers, as well as students and their respective families. By understanding teachers like the key influence in the educational process, the study involved the design and implementation of a teachers training and an online community to serve as a platform for communication between schools and families. Thus, the method used to collect data covered surveys, observation and document analysis. The respective instruments used for each method relied on questionnaires, diary research, reflexive e-portfolios and posts in the online community. Qualitative and quantitative data was analysed using the method of content analysis and descriptive statistical analysis, respectively. The results show that the integration of ICT and encouraging family involvement contributes positively to the promotion of ESD in the early years of school education. However, considering the context under study where schools serve a variety of families that are socio-economically disadvantaged, it is necessary to rethink the integration of ICT, so that they are not configured as a further barrier to family involvement. Thus, working an ESD/STS approach beyond the school walls, involving students' families, and using ICT as a bridge of communication is presented in this research as the main contribution to the achievement of the ESD. |
Description: | Doutoramento em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12670 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
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