Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12653
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRego, Arméniopt
dc.contributor.authorReis Júnior, Dálcio Roberto dospt
dc.date.accessioned2014-09-24T13:28:10Z-
dc.date.available2014-09-24T13:28:10Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12653-
dc.descriptionDoutoramento em Gestão Industrialpt
dc.description.abstractAs organizações estão se tornando cada vez mais competitivas e buscando, constantemente, formas de aumentar o seu desempenho através da compreensão dos fatores que o antecedem. A nossa investigação incorpora dois estudos, ambos incidentes sobre as lojas de uma grande cadeia de varejo brasileira. O primeiro estudo, envolvendo 68 lojas, investiga como a liderança autêntica explica o desempenho das lojas através do efeito mediador da virtuosidade e da potência das equipes (uma espécie de sentido de eficácia coletiva). O segundo estudo, abrangendo 46 lojas, testa como a potência das equipes explica o respetivo desempenho através do efeito mediador da criatividade. Os principais resultados são: (a) a relação entre a liderança autêntica e o desempenho das lojas é totalmente mediada pela virtuosidade e pela potência das equipes; (b) a criatividade medeia a relação entre a potência das equipes e o desempenho das lojas; (c) a criatividade não explica diretamente o desempenho, mas parece influenciá-lo através do efeito mediador da potência. Os cuidados metodológicos destinados a diminuir os riscos de variância do método comum aumentam a validade dos estudos. Ao focar variáveis relacionadas com a virtuosidade, a liderança autêntica, e as forças das equipes, e ao incluir dados de desempenho objetivo, a nossa investigação é um contributo relevante para o movimento dos “Estudos Organizacionais Positivos”.pt
dc.description.abstractOrganizations are becoming increasingly competitive and constantly seeking ways to improve its performance through understanding the fators that precede it. Our research incorporates two studies, both applicable in stores of a brazilian retail chain. The first study, involving 68 stores, investigates how authentic leadership predicts stores’ performance through the mediating role of group virtuosness and group potency. (a kind of sense of collective efficacy). The second study, involving 46 stores, shows how group’s potency predicts their performance through the mediating role of creativity. The main results are: (a) the relationship between authentic leadership and store’s performance is fully mediated by the group virtuosness and group potency; (b) creativity mediates the relationship between group’s potency and performance; (c) creativity not directly predicts the group performance, but it seems to influence it through the mediating role of potency. The methodological steps for reducing the risk of common method variance increase the validity of the studies. By focusing on variables related to virtuosness, authentic leadership, and teams’ potency, and by including objective performance data, our research is a relevant contribution to the movement of "Positive Organizational Scholarship”.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão industrialpt
dc.subjectGestão de recursos humanospt
dc.subjectLiderançapt
dc.subjectGestão organizacionalpt
dc.subject.otherLiderança Autênticapt
dc.subject.otherVirtuosidade Organizacionalpt
dc.subject.otherPotênciapt
dc.subject.otherCriatividadept
dc.subject.otherDesempenhopt
dc.subject.otherEquipespt
dc.titleLiderança, virtuosidade e criatividade explicando o desempenho de equipespt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101319029-
Appears in Collections:DEGEIT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_.pdftese1.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.