Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12645
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPais, Fátimapt
dc.contributor.authorPereira, Pedro Miguel dos Santos Beçapt
dc.contributor.authorOliveira, Fernando Miguel Rocha dept
dc.contributor.authorDuarte, Aníbal Manuel de Oliveirapt
dc.date.accessioned2014-09-22T10:31:59Z-
dc.date.available2014-09-22T10:31:59Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12645-
dc.description.abstractO Programa Aveiro-Norte (PAN) surge como uma acção de Intervenção da Universidade de Aveiro no Norte do Distrito, com o objectivo de promover o reforço do ensino superior orientado para a formação inicial politécnica, formação especializada e requalificação profissional. Com o início das actividades lectivas no ano de 2003, tornou-se imperativo a construção de um website (www.aveiro-norte.ua.pt) que disponibilizasse conteúdos informativos e mecanismos de apoio aos formadores, formandos e pessoal administrativo.\n\nAinda durante o decorrer da primeira sessão dos cursos de especialização tecnológica foi sentida a necessidade de criar uma plataforma de apoio aos formando e formadores com características organizacionais mas de índole mais pedagógica, que permitisse implementar alguns dos paradigmas onde assenta do Blended learning. O público alvo é marcadamente heterogéneo com uma elevada percentagem de formandos já inseridos no mercado de trabalho evidenciando alguma dificuldade em acompanhar a complexidade e profundidade da formação. Foi experimentado o uso da plataforma da UA, o WebCt, mas que por motivos de ordem vária não se revelou uma solução eficaz. Partiu-se então para a concepção de uma plataforma just fit que medeie o ensino e a aprendizagem, permitindo ao formando e ao formador resolverem quer as situações de absentismo, quer as situações de falta de acompanhamento mais próximo e eficiente da formação mais capaz da formação. \n\nO primeiro passo foi a normalização dos guiões das diferentes disciplinas, construindo um repositório desta informação assente sobre bases de dados online. Este aspecto assume particular importância principalmente se for tida em conta a diversificação da oferta formativa do PAN, potenciando a evolução futura para um sistema de elearning on demmand.\n\nA segunda fase foi construir de raiz um sistema que permitisse associar a cada aula todos os materiais usados, implementando um mecanismo de upload, designado por UpDoC. Desta forma, todos os utilizadores que usem browsers compatíveis com as normas W3C, podem aceder sem limitações. \n\nA terceira fase, apesar de ainda em estado embrionário, assume-se como essencial no suporte do mecanismo anterior no sentido em que se pretender dar resposta à necessidade de normalização dos processos de criação e gestão de conteúdos. Tem como principal objectivo fazer o salto qualitativo entre simples materiais e objectos de aprendizagem verdadeiramente ecológicos, reutilizáveis em diferentes contextos e plataformas. Este processo de normalização potenciará igualmente a compatibilidade dos sistemas e a gestão da informação sobre o formando. \npt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleGestão de Fluxos de Trabalho e Conteúdos em Elearning: um caso a decorrer no programa Aveiro-Nortept
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.titleConferência eLES 04pt
Appears in Collections:ESAN - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo_pan.pdf75.82 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.