Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/12638
Title: | Construção de competências transversais no sector das telecomunicações : percepções e estilos de aprendizagem |
Author: | Silva, Inês Cristina Direito Baptista da |
Advisor: | Pereira, Anabela Sousa |
Keywords: | Psicologia Psicologia da aprendizagem Ensino superior Desenvolvimento das competências Telecomunicações |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Tem sido frequentemente referido na literatura que os diplomados do ensino
superior estão mal preparados para as exigências do mercado de trabalho.
Face à situação económica actual, mais do que conhecimentos académicos,
os estudantes necessitam desenvolver competências que promovam a sua
empregabilidade e aprendizagem ao longo da vida. Isto é particularmente
relevante no sector das Telecomunicações, face às constantes mutações
tecnológicas e organizacionais. Estas competências são usualmente
designadas por competências transversais, englobam o conjunto de
competências que são comuns às diferentes actividades profissionais. Trata-se
de competências imprescindíveis à empregabilidade, uma vez que permitem
aos indivíduos agir numa multiplicidade de tarefas e funções.
O presente trabalho propõe uma caracterização da construção das
competências transversais no sector das Telecomunicações, tendo por base
as percepções dos estudantes de engenharia, mas também as percepções
das empresas do sector.
No sentido de apoiar a fundamentação de estratégias práticas promotoras do
desenvolvimento das competências transversais, o presente trabalho analisou
os estilos de aprendizagem dos alunos de engenharia, tendo sido realizado
um estudo para a adaptação do Index of Learning Styles (Felder & Soloman,
n.d.) para a população portuguesa.
No presente trabalho, 337 estudantes avaliaram o seu domínio num conjunto
de competências transversais, bem como a sua importância para um futuro
profissional. Desta avaliação foram identificados gaps de competências
transversais que traduzem necessidades de desenvolvimento e formação.
Foram também analisadas as relações entre as competências transversais e
os estilos de aprendizagem dos estudantes, e as relações entre as
competências transversais e um conjunto de variáveis psicológicas
relacionadas com o desempenho competente: auto-eficácia, auto-regulação e
optimismo. Representantes de empresas do sector das Telecomunicações
avaliaram a importância das mesmas competências transversais para as
práticas de negócio.
A interpretação dos resultados, bem como as possíveis implicações destes no
desenvolvimento de estratégias promotoras da construção das competências
transversais, são discutidos à luz da literatura relevante. It has often been reported in the literature that higher education graduates are not adequately prepared for the demands of the labour market. Given the current economic situation, students need to develop skills that promote their employability and lifelong learning, even more so than academic knowledge. This is particularly relevant to the Telecommunications’ sector, in the face of constant technological and organizational changes. These skills are usually called transversal skills, encompassing a set of competencies that are common to different professional activities and are essential to employability skills, since they enable individuals to act in a multitude of tasks and functions. The present work proposes to characterize the construction of transversal skills in the Telecommunications sector, based on the representations of the engineering students, but also the perceptions of the representatives of the industry. In order to support practical strategies in promoting the development of transversal skills, the present work preliminary adapted to the Portuguese population the Index of Learning Styles (Felder & Soloman, n. d.) and consequently used it to examined the learning styles of engineering students,. In the present work, 337 students evaluated their domain on a set of transversal skills, as well as its importance to a future profession. From this assessment gaps of transversal skills were identified that suggested training and development needs. It was also analyzed the relationship between transversal skills and students’ learning styles, and the relationship between transversal skills and a set of psychological variables related to competent performance: self-efficacy, self-regulation and optimism. Representatives of companies of the Telecommunications sector rated the importance of the same transversal skills transverse to their business practices. The interpretation of the results and the possible implications of the development of strategies promoting the construction of transversal skills are discussed in the light of relevant literature. |
Description: | Doutoramento em Psicologia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12638 |
Appears in Collections: | UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.