Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/12636
Título: | Brincar e aprender no espaço exterior |
Autor: | Alves, Sara Cristina Ramos |
Orientador: | Migueis, Marlene da Rocha |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Desenvolvimento das crianças Desenvolvimento dos currículos Comportamento lúdico infantil Áreas de recreio Espaço exterior |
Data de Defesa: | 2013 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Os tempos que vivemos refletem um período de grandes mudanças tanto ao nível social como educativo. Observamos uma infância cada vez mais preenchida com atividades curriculares e extra curriculares e um tempo menor para brincar livre e espontaneamente. O mesmo se observa nos jardins de infância quando nos deparamos com frequência com práticas curriculares centradas essencialmente no espaço interior e com um contacto muito reduzido com o exterior.
Este estudo, realizado num Jardim de Infância do concelho de Ílhavo, insere-se numa investigação qualitativa com características de investigação-ação e tem como objeto de estudo investigar sobre o espaço exterior como potenciador de aprendizagem.
A análise dos dados permitiu-nos perceber que o brincar no espaço exterior proporciona níveis de bem-estar e implicação elevados, promovendo aprendizagens significativas. Estas atividades, desenvolvidas segundo as características da atividade orientadora de ensino, permitem à criança definir e tomar consciência das ações necessárias para, através do brincar, resolver situações-problema do quotidiano. The times we live reflect a period of major changes, both on social as on educational levels. We regard a childhood with growing curricular and extracurricular activities and less time to play free and spontaneously. The same is observed in kindergarten when we encounter often curricular practices focus mainly on interior space and with a very limited contact with the outside. The present study was conducted in a kindergarten in Ílhavo county and forms part of a qualitative type action-investigation that has the aim to investigate the outdoor has a learning enhancer. The data analysis allowed us to understand that playing outdoor provides high levels of well-being and involvement, promoting significant learning. These activities, developed according to the characteristics of the teaching focus activity, allow the child to set and become aware of actions required to solve problem-situations in the quotidian through playing. |
Descrição: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12636 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.