Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1261
Título: A luz como material plástico
Autor: Azevedo, Maria Isabel da Fonseca e Castro Moreira
Orientador: Pinto, João de Lemos
Dixo, Manuel João Ribeiro
Palavras-chave: Arte
Luz
Percepção visual
Lasers
Holografia
Data de Defesa: 2005
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Tem-se assistido nos últimos anos, a importantes descobertas na investigação dos fenómenos luminosos e tecnologias ópticas, permitindo o correspondente avanço científico e tecnológico. Essa evolução teve também consequências no campo da arte, que levaram ao desenvolvimento de novas técnicas e formas de expressão plástica. Esta dissertação explora a óptica e a luz laser, de um ponto de vista mais plástico do que técnico, e sugere um resumo da história da luz nas artes visuais. As possibilidades da óptica e luz laser como meios criativos para a arte, são discutidas, juntamente com os seus desenvolvimentos, a partir dos movimentos de arte existentes, e como a óptica e a luz laser têm sido utilizadas pelos artistas. Assim, nos primeiros capítulos organizei com alguma documentação, um comentário em perspectiva histórica, e é nele que reside a minha concepção e desenvolvimento do projecto, bem como naturalmente, das “peças/objectos” que o materializaram. Este trabalho é essencialmente teórico-prático, pelo que as peças criadas para esta tese, são elementos essenciais a ter em conta. As peças/objectos desenvolvidas são “Objectos específicos de luz”, que se intitulam: “Entre duas imagens”, “Espreitar duas vezes”, “Observador observado”, “Observador como elemento estético”, “Observador cinestésico” e “Observador incorporado”. Estes “objectos específicos de luz”, apresentam-se espacialmente colocados segundo um percurso definido, de forma encadeada entre si, obrigando o observador/fruidor, a explorá-los, segundo uma determinada sequência. Nesta sequência proponho evidenciar uma caminhada da LUZ, desde a sua função servil de “iluminar a observação”, até ao seu protagonismo de principal elemento plástico da obra.
In recent years, one has witnessed significant developments concerning the research of light phenomena and optical technologies, which have made the equivalent advances possible, both scientifically and technologically. Such evolution has brought consequences within the artistic field, leading to the development of new ways and techniques of plastic expression. The present essay explores optics and laser light, under a conceptual perspective rather than a technical one, as well a summary of the history of light within visual arts is suggested. The possibilities of optics and laser light as creative media for art are discussed, along with their evolution, this discussion being held upon both the existing art movements and the way optics and laser light have been used by artists. Thus, I have organised a commentary in historical perspective, along a number of documents, in the early chapters. Upon this commentary can one find the grounds upon which the conception and development of my project are based. Those have also been, of course, the bases for conceiving and developing the “parts/objects” that have materialised the project as backup. This is a theoretical-practical work, so the pieces created are crucial elements. The “parts/objects” developed are “Light specific objects”, their titles being: “Between two images”, “Peeping Twice”, “Viewed viewer”, “Viewer as aesthetic element, “Kinetic viewer” and “Incorporated viewer”. Such “Light specific objects” are arranged and linked in a certain way so as to mark a settled route, through which the viewer/enjoyer is led to explore them according to a definite sequence. My goal throughout this sequence is to emphasise a LIGHT trek, from its servile function of “lighting up viewing” to its starring role as the main plastic element of a work.
Descrição: Doutoramento em Estudos de Arte
URI: http://hdl.handle.net/10773/1261
Aparece nas coleções: DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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