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http://hdl.handle.net/10773/12612
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Magalhães, Graça Maria Alves dos Santos | pt |
dc.date.accessioned | 2014-09-04T10:03:54Z | - |
dc.date.available | 2014-09-04T10:03:54Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.isbn | 84-9750-620-0 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/12612 | - |
dc.description.abstract | A questão que propomos tratar é a consideração do objecto e da imagem através da possibilidade das suas caracterizações percorrendo as noções de fruição e/ou posse. Servir-nos-emos do em foque, nos finais do séc. XIX e início séc. XX como motivo para a compreensão da expressão heideggeriana Ser-no-Mundo - rede espacial, temporal e simbolicamente complexa, que tornam os factos simbólicos existências do real. Procuraremos verificar a alternância entre simbólico e real através da distinção entre fruição do objecto e posse das imagens. Propomos a diferenciação entre objecto e imagem no acto de recepção: cabe ao receptor do objecto a fruição e ao receptor da imagem a posse? Consideramos implícito na relação de posse o acto simbólico, a determinação de investir em..., como inevitável acto traumático (quer se trate de aceitação ou renúncia), enquanto que na relação de fruição a condição é de consumação através do prazer. Neste sentido, a fruição é uma acção reveladora na proximidade com os objectos consumados pela resolução afectiva que se revela contrária à posse das imagens que representam o trauma castrador de “investidura” simbólica [1], implicada na atitude passiva de posse. [2] Através dos exemplos da arte e do design, tentaremos concluir que possuir - renunciando ou aceitando - as imagens será diferente de fruir os objectos através do comprometimento implicado de ambos. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Lusocom - Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Arte | pt |
dc.subject | Design | pt |
dc.subject | Objecto | pt |
dc.subject | Imagem | pt |
dc.subject | Fruição | pt |
dc.subject | Posse | pt |
dc.subject | Simbólico | pt |
dc.subject | Real | pt |
dc.subject | Prazer | pt |
dc.subject | Trauma | pt |
dc.subject | Consumação | pt |
dc.subject | Passividade | pt |
dc.subject | Art | pt |
dc.subject | Design | pt |
dc.subject | Object | pt |
dc.subject | Image | pt |
dc.subject | Fruition | pt |
dc.subject | Possession | pt |
dc.subject | Symbolic | pt |
dc.subject | Consummation | pt |
dc.subject | Enjoyment | pt |
dc.subject | Passive | pt |
dc.title | Fruição do objecto e posse da imagem | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.publicationstatus | published | pt |
ua.event.date | 21-22 abril, 2006 | pt |
ua.event.type | congress | pt |
degois.publication.firstPage | 714 | pt |
degois.publication.lastPage | 729 | pt |
degois.publication.location | Santiago de Compostela, Espanha | pt |
degois.publication.title | VII Congreso Internacional de Comunicación Lusófona, LUSOCOM 2006 | pt |
dc.relation.publisherversion | http://www.lusocom.org/pt/evento/19 | pt |
Appears in Collections: | ID+ - Comunicações |
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