Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1256
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Eduardo Anselmo depor
dc.contributor.advisorMealha, Óscar Emanuel Chavespor
dc.contributor.authorAntunes, Maria João Lopespor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:36:49Z-
dc.date.available2011-04-19T13:36:49Z-
dc.date.issued2007por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1256-
dc.descriptionDoutoramento em Ciências e Tecnologia da Comunicaçãopor
dc.description.abstractO trabalho de investigação aqui apresentado centra-se na utilização de alguns serviços de comunicação assentes em Internet para a manutenção e alargamento das redes de relações dos sujeitos, com outros sujeitos e com instituições de natureza comercial. Neste estudo considera-se fundamental averiguar qual a relevância do enraizamento dos sujeitos e instituições no espaço físico, enquanto factor gerador de interacções. O estudo parte de um inquérito por questionário, disponibilizado on-line, à comunidade portuguesa de utilizadores da Internet, dividido em três partes: uso dos serviços de comunicação Internet no contacto com indivíduos com os quais existe uma relação forte estabelecida no espaço físico; uso dos serviços de comunicação Internet para o estabelecimento de novas relações e uso da Web para aquisição de bens/serviços. Os resultados revelam que uma maior literacia digital favorece um mais amplo uso das potencialidades dos serviços de comunicação Internet, que a inserção dos sujeitos em determinados meios se afigura, em motivos que envolvam troca de informação de maior valor, estratégica, para o seu potencial de estabelecimento de mais interacções e que organizações comerciais que operam apenas on-line podem obter visibilidade, e potencialmente ganhos, caso sobre elas se gere um sistema de reputação positivo, veiculado através das redes de comunicação, mais ou menos informais, existentes no espaço físico.por
dc.description.abstractThis research study deals with the use of communication services based in the Internet for supporting and widening communication networks: both personal and commercial. It is important to investigate how membership of networks, embedded in geographical places, affects people and institution’s capacity to interact in wider networks. A survey, directed to the Portuguese community of Internet users, was designed using a computer self-administered questionnaire, in an open web site. The questionnaire was divided into three parts: use of Internet to communicate with relatives, friends and colleagues tied by strong relationships; use of Internet to develop new relationships and use of Internet to electronic commerce. The results suggest that a higher digital literacy promotes a wider use of the potentialities of the Internet communication services. For a particular set of Internet interactions, for instance development of new friendships or contacts motivated by the need for an exchange of personal feelings, the absence of structured networks can be an advantage. When there are high transaction costs involved in the interaction, social networks, established and consolidated in geographical space, are an important factor to structure the network of Internet contacts by decreasing risks.en
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000218698por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiências da comunicaçãopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectComunicação interpessoalpor
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectRelações sociaispor
dc.titleImplicações dos serviços de comunicação Internet nas redes de relações : a relevância dos lugarespor
dc.typedoctoralThesispor
thesis.degree.levelDoutoramentopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
dc.identifier.tid101155123-
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008001236.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.