Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1246
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes, Maria da Conceição de Oliveirapor
dc.contributor.advisorProvidência, Franciscopor
dc.contributor.authorReis, Miriampor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:36:26Z-
dc.date.available2011-04-19T13:36:26Z-
dc.date.issued2010por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1246-
dc.descriptionMestrado em Designpor
dc.description.abstractA dissertação que se apresenta nasce da convergência de diversas motivações e interesses, nomeadamente o gosto pela ilustração, a admiração e o reconhecimento pelo trabalho da artista Maria Keil, bem como da vontade de preservar museologicamente o material estético da obra Histórias de pretos e de brancos como contributo de resistência ao esquecimento desta ilustradora e desta obra em concreto. Mais, ainda, decorre da situação, em Portugal, da quase inexistência de livros em suporte electrónico que não pretendam copiar a interacção e a forma do livro material. E, reconhecendo que as crianças, no seu quotidiano, acedem aos dispositivos informáticos e aos artefactos de comunicação e ludicidade que neles circulam, pretendemos contribuir com o projecto que se apresenta — de maquetização, para a Web, da história referida —, para a potenciação da divulgação de valores de inclusão, de convivialidade inter-seres, de culturas, etnias e linguisticidades diversas e, através da descoberta, da exploração e do brincar com o livro, promover a literacia mediática. Abordando a ilustração do livro para crianças, a materialidade e a imaterialidade do livro como comunicação, ludicidade e artefacto lúdico e de design, constrói-se a sustentação conceptual que dará lugar e pertinência à criação de um novo suporte de leitura que, defendemos, pode acrescentar conhecimento, criar novas condições para novas experiências, promovendo a convivialidade com o livro e, fruto disso, a aprendizagem do prazer, da liberdade e do gosto estético que a leitura tanto textual como imagética favorece. E, tudo isso, através da descoberta, exploração e brincadeira das crianças com a obra de uma autora de referência no património da ilustração para as crianças portuguesas, como é o caso de Maria Keil. Com o projecto que apresentamos afirmamos, assim, uma relação de complementaridade entre o livro impresso, artefacto material, e o livro electrónico, artefacto imaterial. ABSTRACT: This dissertation is the result of several motivations and interests, namely the interest for illustration, the admiration for the work of Maria Keil, and the desire to preserve the aesthetic material of the book Histórias de pretos e de brancos as a contribution to the resistance against oblivion of this illustrator and this work in particular. Furthermore, there is a great shortage, in Portugal, of ebooks that do not mimic the physical book and its way of interacting with the reader. By modelling Histórias de pretos e de brancos for the web, this project acknowledges the fact that children interact with electronic devices, and the artifacts of communication and ludicity conveyed through those devices, on an everyday basis. It also aims at helping reinforce values of inclusion across cultures, ethnicities and languages, as well as promoting media literacy in children through the discovery and exploration of this book. The conceptual framework for this new reading medium is provided by theories of illustration for childrenʼs books, and questions of the materiality and imateriality of the book as an artifact of communication and ludicity, and of design. The relevance of such a project lies in its ability to promote knowledge and to create conditions for new experiences such as familiarity with books, and the awareness of the pleasure, freedom and aesthetic satisfaction to be derived from the reading of both written texts and images. This is to be attempted through the discovery, exploration and interaction with the work of Maria Keil, a major name within the filed of Portuguese illustration for children. This project aims at emphasise the complimentary relationship between the printed book – a material artifact, and the e-book – an imaterial artifact.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000236485por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMultimédia interactivapor
dc.subjectLivros ilustradospor
dc.subjectLivros electrónicospor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectInternetpor
dc.titleUm livro vivo: transposição para a web do livro para crianças Histórias de pretos e de brancospor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011000005.pdf4.71 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.