Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1245
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZoudilkine, Evguenipor
dc.contributor.authorPereira, Vítor Joaquim de Sousapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:36:25Z-
dc.date.available2011-04-19T13:36:25Z-
dc.date.issued2006por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1245-
dc.descriptionMestrado em Música - Clarinetepor
dc.description.abstractTendo como objectivo a realização de um recital com obras portuguesas para clarinete solo, o trabalho realizado pretende estabelecer as bases de conhecimento necessárias para sustentar uma boa interpretação. Uma pesquisa de carácter histórico e estilístico das obras portuguesas para clarinete solo levou à escolha de três obras – Três Fragmentos de António Pinho Vargas, Integrais II de João Pedro Oliveira, e Ncáãncôua de Cândido Lima. A escolha destas obras deve-se ao facto de nelas se encontrarem as seguintes características: variedade de técnicas de composição; variedade de técnicas interpretativas e de estilos; e exigências técnicas que requerem perícia profissional no clarinete. No primeiro capítulo é feito um estudo da origem e do desenvolvimento da literatura para clarinete solo. Nos capítulos seguintes é feita uma análise estrutural e interpretativa das três obras referidas, assim como uma contextualização dessas mesmas obras no percurso e no pensamento estético dos compositores. ABSTRACT: Having as a main goal the realization of a recital with Portuguese pieces for clarinet solo, this work intends to establish the bases of knowledge necessary to support a good interpretation. An historical and stylistic research of Portuguese works for clarinet solo led to the choice of three pieces – António Pinho Vargas’s Três Fragmentos, João Pedro Oliveira’s Integrais II and Cândido Lima’s Ncáãcôua. The choice was based on the fact that these Works exhibit the following characteristics: variety of composition techniques; variety of performance techniques and styles; and technical demands requiring professional proficiency on clarinet. In the first chapter, an overview of the origin and development of the clarinet solo literature is presented. In the following chapters a structural and interpretative analysis of the cited pieces is made as well as a contextualization of the pieces in the life and in the aesthetic thought of the composers.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000209229por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectClarinetepor
dc.subjectMúsica portuguesapor
dc.subjectInterpretação musicalpor
dc.subjectAnálise musicalpor
dc.titleEstudo analítico e interpretativo de três peças portuguesas para clarinete solopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010001688.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.