Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/1245
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Zoudilkine, Evgueni | por |
dc.contributor.author | Pereira, Vítor Joaquim de Sousa | por |
dc.coverage.spatial | Aveiro | por |
dc.date.accessioned | 2011-04-19T13:36:25Z | - |
dc.date.available | 2011-04-19T13:36:25Z | - |
dc.date.issued | 2006 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/1245 | - |
dc.description | Mestrado em Música - Clarinete | por |
dc.description.abstract | Tendo como objectivo a realização de um recital com obras portuguesas para clarinete solo, o trabalho realizado pretende estabelecer as bases de conhecimento necessárias para sustentar uma boa interpretação. Uma pesquisa de carácter histórico e estilístico das obras portuguesas para clarinete solo levou à escolha de três obras – Três Fragmentos de António Pinho Vargas, Integrais II de João Pedro Oliveira, e Ncáãncôua de Cândido Lima. A escolha destas obras deve-se ao facto de nelas se encontrarem as seguintes características: variedade de técnicas de composição; variedade de técnicas interpretativas e de estilos; e exigências técnicas que requerem perícia profissional no clarinete. No primeiro capítulo é feito um estudo da origem e do desenvolvimento da literatura para clarinete solo. Nos capítulos seguintes é feita uma análise estrutural e interpretativa das três obras referidas, assim como uma contextualização dessas mesmas obras no percurso e no pensamento estético dos compositores. ABSTRACT: Having as a main goal the realization of a recital with Portuguese pieces for clarinet solo, this work intends to establish the bases of knowledge necessary to support a good interpretation. An historical and stylistic research of Portuguese works for clarinet solo led to the choice of three pieces – António Pinho Vargas’s Três Fragmentos, João Pedro Oliveira’s Integrais II and Cândido Lima’s Ncáãcôua. The choice was based on the fact that these Works exhibit the following characteristics: variety of composition techniques; variety of performance techniques and styles; and technical demands requiring professional proficiency on clarinet. In the first chapter, an overview of the origin and development of the clarinet solo literature is presented. In the following chapters a structural and interpretative analysis of the cited pieces is made as well as a contextualization of the pieces in the life and in the aesthetic thought of the composers. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.relation.uri | http://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000209229 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Clarinete | por |
dc.subject | Música portuguesa | por |
dc.subject | Interpretação musical | por |
dc.subject | Análise musical | por |
dc.title | Estudo analítico e interpretativo de três peças portuguesas para clarinete solo | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | por |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010001688.pdf | 2.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.