Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12446
Title: Plano de captação de novos clientes para a empresa Criativa, Lda
Author: Casqueira, Ana Rita Louro
Advisor: Oliveira, Manuel Luís Au-Yong
Keywords: Gestão
Estratégia empresarial
Clientes
Inovação tecnológica
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Hoje em dia é necessário que uma empresa seja competitiva para poder ser sustentável. Por isso muitas empresas optam atualmente por implementar estratégias de negócios de forma a conseguirem manter-se competitivas no mercado. Este estudo incide sobre um caso particular, a Criativa – Serviços de Informática, Lda., uma PME da área da informática, que desenvolve e melhora continuamente um ERP próprio de acordo com as especificações dos clientes. Tal como muitas empresas, grande maioria PME’s mas também grandes empresas, hoje em dia a Criativa atravessa um momento em que é difícil manter a estabilidade e por isso decidiu implementar uma estratégia de negócio, que consiste na angariação de novos clientes. A estratégia será colocada em prática através da utilização da base de dados que foi elaborada durante o estágio que deu origem a este relatório. A base de dados faculta 149 contactos de potenciais clientes para a Criativa. Os 4 sócios da Criativa foram entrevistados com o objetivo de melhor perceber a empresa – a sua história, o seu percurso, o seu futuro. Um dos pontos principais a referir das entrevistas é que a inovação na Criativa é impulsionada pelos clientes e concorrentes, ou seja, surge a partir do mercado. Essa inovação é vista como fulcral no processo de sobrevivência da Criativa, assim como para todas as PME a atuar no domínio das tecnologias. Estar a par da nova legislação (mudança do IVA, as faturas obrigatórias, entre outros) e adaptar os produtos da Criativa para essa realidade é também um esforço muito importante que impulsiona as vendas, segundo os entrevistados. A constante aprendizagem é assim um fator crítico de sucesso na Criativa.
Nowadays it is necessary for a company to be competitive in order to be sustainable. So, many companies choose to implement business strategies in order to stay competitive. This study focuses on a particular case, Criativa – Serviços de Informática, Lda, an SME in the area of computer science that develops and personalizes its own ERP according to customers' specifications. Like many companies, mostly SMEs but also large corporations, nowadays Criativa is going through a period where it is difficult to maintain its stability and this led to the decision to implement a business strategy that consists in acquiring new customers. The strategy will be put into practice through the use of the database that was developed during the internship that gave rise to this report. The database provides 149 potential customer contacts to Criativa. The four managing partners of Criativa were interviewed in order to better understand the company - its history, its path, its future. One of the main points to be noted from the interviews is that Criativa innovation is driven by customers and competitors, in other words, it arises from the market. This innovation is seen as pivotal in the process of survival of Criativa, as well as for all SMEs acting in the field of technology. Being aware of new legislation (changes in VAT, invoices being required by law, among others) and adapting Criativa products to that reality is also a very important aspect that drives sales, according to the interviewees. Constant learning is thus a critical success factor in Criativa.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/12446
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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