Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1241
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBessa, José Pedro Barbosa Gonçalves depor
dc.contributor.authorAranda, Filipa Rosa Moura dos Santospor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:36:22Z-
dc.date.available2011-04-19T13:36:22Z-
dc.date.issued2010por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1241-
dc.descriptionMestrado em Criação Artística Contemporâneapor
dc.description.abstractA morte e os seus rituais têm expressão espontânea e visível na performance artística contemporânea, ao contrário do que sucede no quotidiano da sociedade ocidental do século XXI, que promove a sua ocultação. Esta investigação tem como objectivo analisar dois casos de performance artística, Hermann Nitsch e Marina Abramovic, à luz de um corpo conceptual de análise centrado nos rituais da morte ocidentais. Para melhor compreensão deste processo, procura-se estabelecer a ligação entre ritual e performance. Dado que o ritual mantém igualmente uma relação de proximidade com a religião, pretende-se averiguar se, e de que modo, na performance artística contemporânea, a morte e os seus rituais conseguem atingir os propósitos de um ritual religioso. No decorrer desta pesquisa também se verifica que a intenção inicial da performance artística, que era unir a vida e a arte, permanece no domínio da utopia ABSTRACT: Death and its rituals have a visible and spontaneous expression in contemporary performance, as opposed to what happens in the daily routine of XXI century western society that hides it. This investigation aims to analyze two cases of performance, Hermann Nitsch and Marina Abramovic, according to a conceptual body of analysis centered in western death rituals. In order to have a better understanding of this process, the relation between ritual and performance is established. Because ritual is also closely connected with religion, this study seeks to acknowledge if and how death and its rituals are able to achieve the purpose of a religious ritual in contemporary performance. During this research it is verified that the original intention of performance, which was the union of life and art, remains in the realm of utopia.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000237451por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriação artísticapor
dc.subjectArtes performativaspor
dc.subjectAtitudes perante a mortepor
dc.subjectMortepor
dc.titleJazigos de sombra : o ritual da morte na performance contemporâneapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010001675.pdf995.74 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.