Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12412
Title: Educação para a paz e não violência, numa comunidade escolar
Author: Silva, Tereza Tânia Cavalcante
Advisor: Souza, Dayse Cristine Dantas Neri de
Keywords: Ciências da educação
Educação para a paz
Violência - Prevenção
Direitos humanos
Valores éticos
Papel da escola
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os estudos sobre a paz têm início em meados do século XX, construídos a partir de bases filosóficas, fatos e personagens da história do Ocidente e Oriente, que continuam a contribuir na profundidade e reflexões aos estudos e ações que se voltam às temáticas de Paz e Cultura de Paz. Ao reconhecer a instituição Escola como um campo favorável ao desenvolvimento de valores éticos, sociais, de paz e boa convivência entre pares, voltamos o olhar para questionar as relações estabelecidas no ambiente escolar nas dimensões professor-aluno-professor, gestor-escola-comunidade. Tencionamos abrir uma discussão voltada para a prevenção da violência escolar, neste propósito, dirigiram-se ações de reflexão e questionamento junto aos responsáveis pela educação (professores e coordenadores pedagógicos) na busca de avaliar a percepção que os mesmos detêm sobre a questão da violência. Neste sentido, objetivou-se identificar, nos profissionais envolvidos, o entendimento e enfrentamento nas questões relacionadas à violência. A presente pesquisa realiza-se através de um estudo de cunho exploratório descritivo, os dados são de natureza quantitativa, obtidos através de questionários apenas com questões fechadas, sendo apresentados no corpus da pesquisa. Os resultados indicam que o nível de percepção dos professores e equipe pedagógica acerca da violência é ainda elementar. Sobre as ações de enfrentamento e prevenção da violência na escola, verificamos que algumas ações têm sido percebidas entre o algo desenvolvido ao médio desenvolvido. O que concluimos que será de grande importância a implantação de Educação para a Paz nesta instituição.
The peace studies begin in mid-twentieth century, constructed from philosophical foundations, facts and figures in the history of East and West, which continue to contribute to the depth and reflections of the studies and actions that turn the themes of Peace and culture of Peace By recognizing the school as an institution conducive to the development of ethical, social, peace and coexistence among peers, field values returned his gaze to question the established relationships in the school environment dimensions in teacher-student - teacher - manager school-community. We intend to open a discussion focused on the prevention of school violence, in this regard, headed actions of reflection and questioning of persons responsible for education (teachers and coordinators) in seeking to assess the perception that they have about the issue of violence. In this sense, it is aimed to identify the professionals involved, understand and face the issues related to violence. This research is carried out through a descriptive exploratory study, the data are quantitative in nature, only obtained through questionnaires with closed questions are presented in the research corpus. The results indicate that the level of perception of teachers and teaching staff about violence is still elementary. On actions to combat and prevention of school violence, we find that some actions have been perceived between something developed over medium developed. What we conclude that will be of great importance to the implementation of Education for Peace in school.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
URI: http://hdl.handle.net/10773/12412
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.