Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12405
Title: Análise de viabilidade económico-financeira : a criação de uma óptica
Author: Carreira, Sandra Filipa Abranches
Advisor: Madaleno, Mara Teresa da Silva
Keywords: Economia
Comércio retalhista
Contrato de franquia
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Na economia existem muitas formas de negócio possíveis, desde produtor, ao distribuidor, ao negócio familiar, os franchisings e até mesmo o negócio online. O franchising é essencialmente um conceito de marketing por forma a permitir uma rede de expansão de um negócio de forma rápida. Aos sistemas de franchising são atribuídas inúmeras vantagens, especialmente no que diz respeito ao financiamento, recursos humanos e à gestão, para além das vantagens que confere ao franqueador pelo simples facto de estar a partilhar a sua ideia de negócio inicial com terceiros. O franchising é também conhecido por ser um canal de distribuição de produtos efectivo.Com o actual ambiente que se vive nas economias actuais, o franchising torna-se também uma ideia viável de progressão económica e assim acaba por contribuir para a diminuição do impacto da crise. O presente estudo apresenta um projecto de criação de uma nova empresa com actividade de óptica e produtos oftalmológicos, em regime de franchising, visando divulgar o estudo da viabilidade económica da sua criação, a pedido do cliente (o franqueado). O estudo da viabilidade económico-financeira deste projecto incluiu o estudo de diversos indicadores que servem de base e apoio aos critérios de decisão de rendibilidade, nomeadamente, o VAL e a TIR. Após a análise de todos os rendimentos e gastos previsionais, permitindo o cálculo de free-cash-flows, conclui-se sobre a viabilidade e aceitação do projecto aqui analisado. Todavia, a análise de sensibilidade a que se procedeu indica-nos que parâmetros como volume de negócios, CMVMC e publicidade e royalties, poderão ter impacto significativo ao nível da aceitação do mesmo.
In the economy there are many different possibilities of constituting new businesses, from the producer, to the family business, to franchising’s and even the online business. The franchising is essentially a concept of marketing because it allows an expansion network of a given business and in a quick way. To the franchise systems are attributed several advantages, especially in what concerns financing, human resources and management, despite those provided to the franchiser by the simple fact that he his sharing his initial business idea with third parties. The franchising is also known by being an effective products distribution channel. With the current financial crisis that we are living in our economies, the franchising has become a useful idea of economic progression and as such end up contributing to the decrease of the crisis impact. The present study presents a project of creation of a new company with optical activity and ophthalmological products, in a franchise regime, to enhance its economic and financial viability and so decide for its creation or not, by request of the client (the franchisee). The economic-financial viability study included the presentation of several indicators which support the decision criterions in terms of return, namely, net present value (NPV) and internal rate of return (IRR). After the analysis of all incomes and provisional expenses, allowing the computation of free-cash-flows, we are able to conclude about the viability and acceptance of the project here analyzed. However, the sensitivity analysis performed indicates that parameters like business volume, costs of merchandising and raw materials and publicity and royalties, may exert a significant impact at the acceptance level of the project.
URI: http://hdl.handle.net/10773/12405
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UA - Dissertações de mestrado

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