Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12402
Title: Gestão sustentável dos recursos: CTS em contextos formais/não formais
Author: Oliveira,Maria Manuela Meneses Ortigão de
Advisor: Paixão,Maria de Fátima Carmona Simões da
Keywords: Didáctica das ciências
Educação em ciências
Desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento humano
Ensino da quimica
Educação científica
Tecnologia da educação
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: No contexto do Desenvolvimento Humano e do Desenvolvimento Sustentável da população, cabe à escola e aos professores a enorme responsabilidade de contribuir para a condução da humanidade para um estádio de consciencialização ambiental que a protege para fora das irracionalidades locais e globais. De acordo com esta perspetiva, a presente investigação pretende assumir-se como uma tentativa de implementação de elementos capazes de potenciar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) nos alunos do 8º ano de escolaridade (14 anos), aquando da abordagem do tema Gestão Sustentável dos Recursos. Neste âmbito, desenvolveu-se uma sequência didática alicerçada em recursos de cariz CTSA diversificados mas interligados de uma forma simbiótica com uma aprendizagem em ambiente não formal numa visita de estudo ao Museu do Papel Terras de Santa Maria, pretendendo-se dar resposta às seguintes questões de investigação: 1. Será que uma Sequência Didática articulada, de ensino formal e não formal em ambiente CTS, pode contribuir para a melhoria das aprendizagens dos alunos? 2. Haverá diferença significativa entre as competências dos alunos que seguiram a estrutura linear do Programa e aqueles que seguiram a proposta didática construída? Atendendo às caraterísticas do projeto de investigação optou -se por uma metodologia de Investigação-Ação. Planificamos, aplicamos e avaliamos uma sequência de ensino que se desenvolve na interação entre o ambiente formal da sala de aula e o ambiente não formal do Museu do Papel Terras de Santa Maria. Tal sequência pretende, ao mesmo tempo, constituir-se como uma diferente proposta de abordagem do Programa do 8º ano de escolaridade. Foi aplicado um questionário, no início e no final do estudo da Química, a dois grupos de turmas de 8º ano oriundas de diferentes escolas, ou seja, turmas de uma escola com ensino não controlado pela investigadora e duas turmas da investigadora, na escola em que lecionava. Com os dados recolhidos através dos instrumentos de recolha de dados e complementados por notas de campo e reflexões críticas da investigadora aquando da aplicação da sequência didática, concluímos que: (i) as atividades da sequência didática de cariz CTSA e as atividades desenvolvidas em ambiente não formal promoveram um maior interesse e motivação dos alunos (ii) os resultados dos alunos que seguiram a Sequência Didática revelaram-se melhores do que aqueles alunos que seguiram a sequência linear do Programa. Este estudo afigura-se, assim, como um contributo para a melhoria da educação em ciências no 3º ciclo do Ensino Básico, e em particular para a Educação para um Desenvolvimento Sustentável, pelo contributo do ambiente educativo CTS e dos contextos não formais; poderá ser igualmente relevante para os professores uma vez que disponibilizará um conjunto de recursos didáticos aplicáveis numa futura visita ao Museu do Papel Terras de Santa Maria.
Within the framework of Human Development and of Sustainable Development of the population, school and teachers have a huge responsibility to contribute to lead mankind to a stage of environmental awareness that protects itself out of local and global irrationalities. According to this perspective, this research aims to be an attempt of implementation of elements capable of promoting education sustainable development (ESD) in students of the 8th grade (14 years), at the approach of the theme Sustainable Management of Resources. On this framework, we have developed a didactic sequence grounded in diversified resource-oriented STS but interconnected in a symbiotic relationship with a non-formal learning environment with a study visit to the Terras de Santa Maria Paper Museum, with the aim of answering to the following research questions: 1. Can an articulated Didactic Sequence, of formal / non-formal education in STS environment, contribute to the progress of student learning? 2. Will there be a significant difference between skills of students who followed the linear structure of the Program and those who followed the developed didactic proposal? Given the characteristics of the research project we selected a Research-Action methodology. We planned, applied and evaluated a teaching sequence which develops in the interaction between the formal classroom environment and the non-formal one of the Terras de Santa Maria Paper Museum. Such sequence aims to present itself also as a different approach of the 8th grade Education Program. A questionnaire was applied at the beginning and the end of the study of chemistry to two groups of 8th grade classes from different schools, that is, classes from a school whose education process was not controlled by us and two classes we taught to. With the collected data from these questionnaires, field notes and our critical reflections when applying the didactic sequence, we conclude that: (i) the activities of the didactic CTS sequence-oriented and the activities developed in a non-formal environment promoted more interest and students’ motivation; (ii) the results of students who followed the didactical sequence proved to be better than those of the students who followed the linear sequence of the Program. This study is a contribution to the improvement of science education on the 3rd cycle of basic education, and particularly for education for sustainable development, by the contribution of the educational environment CTS and non-formal contexts; it may also be relevant for teachers as it will provide a set of educational resources for a future visit to the Terras de Santa Maria Paper Museum.
Description: Mestrado em Didáctica
URI: http://hdl.handle.net/10773/12402
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdftese8.1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.