Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1239
Título: Aprendizagem através de agentes tutores dotados de emoções
Autor: Silva, Inês Margarida Castro
Orientador: Antunes, Maria João
Palavras-chave: Ensino multimédia
Actividades de aprendizagem
Desenvolvimento das crianças
Comportamento lúdico infantil
Jogos educativos
Data de Defesa: 2010
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A presente investigação visa contribuir para o estudo de questões pedagógicas inerentes à aplicação de jogos lúdico-educativos como auxiliares no processo de ensino/aprendizagem. A operacionalização deste objectivo sucede com a análise do impacto do software Pequeno Mozart, e da apreensão do seu papel como ferramenta motivacional no favorecimento da aprendizagem dos elementos da linguagem musical. Simultaneamente, ambiciona-se elucidar sobre o equilíbrio entre os desafios do jogo e as capacidades do seu público-alvo, distinguindo se a interacção incorpora e impulsiona, de forma eficiente e eficaz, as questões pedagógicas. Para tal, foi considerada a teoria de fluxo introduzida por Csikszentmihalyi (1990), que permite discernir se o jogo se revela envolvente, traduzindo-se assim num efeito positivo no utilizador e consequentemente, no alcance dos objectivos do jogo. Para a prossecução deste intento, foram realizadas sessões de interacção com alunos de duas escolas do 1º ciclo do concelho de Coimbra, aos quais foram realizadas entrevistas e aplicadas grelhas de observação no decorrer da interacção com o protótipo emocional do Pequeno Mozart. Da recolha de dados foi apurado que o jogo lúdico-educativo permite a ocorrência de pelo menos quatro das sete componentes que constituem a experiência de fluxo: concentração, objectivos do jogo, controlo e experiência autotélica. Em contrapartida não foi possível verificar se permite a perda da auto-consciência, da noção de espaço e consequentemente, da fusão entre a acção e a atenção. Não obstante, foi comprovado que o software educativo em questão funciona como ferramenta motivadora no processo de ensino/aprendizagem. ABSTRACT: The present research aims contributing to the study of pedagogical issues intrinsic to the application of educational games as support in the teaching / learning process. This objective’s embodiment takes place through the analysis of Little Mozart software’s impact and its examination as motivational tool in acknowledging musical language elements. At the same is aspired to elucidate the balance between the game challenges and the user’s skills, distinguishing if the interaction incorporates and pushes pedagogical issues in an efficient and effective way. For that it has been considered Csikszentmihalyi’s (1990) flow theory, in order to unveil the involvement of the game on the user’s perspective, engaging him and fulfilling the software’s objectives. In order to achieve this goal, interaction sessions were performed with students, who were interviewed and observed, being exposed to evaluation grids during the interaction with Little Mozart emotional prototype. The data collection revealed that the educational game allows the occurrence of at least four of the seven components that make up the experience of flow: concentration, objective of the game, control and autotelic experience. However it was not possible to verify if it allows the loss of selfawareness, sense of space and consequently the combination between action and attention. Nevertheless, it was proven that the educational software in question serves as motivational tool in the teaching / learning process.
Descrição: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/1239
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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