Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12397
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dc.contributor.advisorCosta,Jorge Adelinopt
dc.contributor.authorMoitas,Ana Luísa Pintopt
dc.date.accessioned2014-06-04T18:15:58Z-
dc.date.available2014-06-04T18:15:58Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12397-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativaspt
dc.description.abstractO conceito de planificação, e mais especificamente de planificação em Educação de Infância inclui-se em discursos axiológicos muito diferenciados, o que confere a esta questão intenções, significações e operacionalizações também muito diversas. Construir uma proposta pedagógica que contemple o educar, o cuidar e o brincar significa planear ações pedagógicas que auxiliem as crianças. Estas considerações originaram a investigação sobre a planificação no jardim-de-infância e sobretudo pretende levantar uma discussão sobre a planificação didática por intermédio de uma análise que permita aos/às Educadores/as um repensar crítico e significativo sobre a organização, execução e reflexão desta prática. Para este estudo e para a compreensão dos fenómenos que se pretendiam aprofundar, tornava-se imprescindível conhecer as perspetivas dos atores sobre as situações vivenciadas e tomar em consideração os significados dos indivíduos sobre os seus próprios atos, pelo que foi assumida uma abordagem qualitativa de cariz interpretativo. Tendo como problema investigar a coerência entre o discurso e a prática das Educadoras de Infância de um agrupamento de escolas e detetar se existe planificação do trabalho desenvolvido e qual a sua tipologia. Os resultados evidenciam que as Educadoras do Agrupamento de Escolas Azul possuem planificações para as intervenções e práticas pedagógicas na Educação Pré- escolar, embora diferentes entre si.pt
dc.description.abstractThe concept of planning, planning and specifically in Childhood Education includes very different axiological speeches, which gives to this question intentions, meanings and operationalizations also very diverse. Creating an educational project that includes educating, caring and playing means planning pedagogical activities that help children. These considerations led to the research on planning in Preschool Education especially raise a discussion on didactical planning that allows Educators to a critical rethink about the organization, implementation and reflection of this practice. For this study and the understanding of the phenomena intended to deepen, it was essential to know the perspectives of the actors on the situations experienced and take account of the individuals meanings about their own actions, which was taken over by a qualitative interpretive approach. The issue is investigate the consistency between the discourse and practice of Early Childhood Educators of a group of schools and detect if exists planning practices and what their typology. The results show that the Educators have lesson plans for their pedagogical practices in pre-school education, although different.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPolítica educativapt
dc.subjectPlanificação da educaçãopt
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectModelos pedagógicospt
dc.subject.otherPlanificação pedagógicapt
dc.subject.otherEducação pré-escolarpt
dc.subject.otherRegisto da planificaçãopt
dc.titlePlanificação no jardim-de-infância: retórica e realidadept
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201563592-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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