Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/12383
Título: | Metodologias de ensino de violino: estudo de caso de uma criança com síndrome de Noonan |
Autor: | Almeida,Ana Raquel Ribeiro |
Orientador: | Lloyd,David W. |
Palavras-chave: | Ensino da música Necessidades educativas - Crianças Educação especial Violino Síndrome de Noonan - Estudo de caso Motivação para a aprendizagem |
Data de Defesa: | 2013 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente projeto educativo remete para um estudo de caso de uma criança com Síndrome de Noonan, tendo dificuldades cognitivas associadas. A criança é estudante de violino, sendo que este projeto educativo foi elaborado ao longo dos dois primeiros graus da sua aprendizagem oficial do instrumento. O objetivo central do estudo prende-se com a validação de que uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE) consegue cumprir os objetivos estabelecidos nos programas propostos para a disciplina de violino. Para tal, foram criadas estratégias específicas que auxiliaram o aluno no cumprimento das tarefas. Constatou-se que efetivamente o aluno atingiu os objetivos propostos com sucesso, trazendo benefícios ao nível da sua autoestima, autoconfiança e no melhoramento de capacidades cognitivas. Este estudo revelou-se extremamente útil no sentido da sensibilização da inclusão de crianças com NEE no regime do ensino articulado de música. The present study is a study case of a child with the Noonan syndrom with associated cognitive difficulties. The child is a violin student and this educative project was elaborated throughout thetwo first degrees of his oficial learning of the instrument. The central purpose of the study is to prove that a child with special needs can achieve the objectives established by the oficial syllabus of the subject of violin. In order to accomplish it, specific strategies were created to help the student accomplish the tasks. The results revealed that the student was able to achieve the objectives and with them develop selfesteem, selfconfidence and the improvement of cognitive skills. This study was very useful to call people’s attention to the inclusion of children with special needs in the study of music. |
Descrição: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12383 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PROJETO EDUCATIVO - 10.pdf | tese | 1.13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.