Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/12382
Título: O sistema numérico como agente de sensibilização à hierarquia do sistema tonal
Autor: Castro, Joana Leite
Orientador: Negreiros, Vasco
Palavras-chave: Ensino da música
Técnicas musicais
Interpretação musical
Estratégias de aprendizagem
Teoria tonal
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho pretende estudar a eficácia do sistema numérico como agente de sensibilização na aprendizagem da hierarquia tonal na disciplina da formação musical. O estudo partirá de uma investigação bibliográfica sobre notação musical, sistemas melódicos e pedagogias que utilizem o sistema numerico. Numa perspectiva fundamentada e comparativa, serão apresentadas as vantagens do sistema numeric, na compreensão da tonalidade quando associado à fonomímica. O projecto experimental junta uma nova concepção de notação musical, relacionando o gesto e a entoação numa abordagem mais envolvente da aprendizagem da altura sonora.
This present paper intends to study the efficiency of the numeric system as an agent of awareness within the learning process of tonal hierarchy inside the Music Education realm. Based on Bibliography concerning musical notation, melodic systems and pedagogies which use the numeric system, a comparative and reasoned study will present several vantages of using this system in order to understand tonality when associated with hand signs. This experimental project shows a new conception of musical notation that relates gesture with intonation making the learning process of tonality broader and engaging.
Descrição: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/12382
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Final Final.pdftese21.43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.