Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12363
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorValente, António Manuel Dias Costapt
dc.contributor.authorLobo, Juliana Campospt
dc.date.accessioned2014-05-30T15:06:23Z-
dc.date.available2014-05-30T15:06:23Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12363-
dc.descriptionMestrado em Comunicação Multimédiapt
dc.description.abstractO presente trabalho se debruça sobre a produção cinematográfica colaborativa, com a utilização do espaço online como suporte deste processo. É analisado o resultado estético que o processo colaborativo, subsidiado pelo ciberespaço, oferece ao produto final, que é o próprio filme. De acordo com alguns parâmetros estabelecidos, descrevem-se e analisam-se esteticamente três projetos cinematográficos, realizados com etapas colaborativas: Life in a Day, No amor, considerado o primeiro projeto de filme colaborativo desenvolvido para uma TV por assinatura brasileira, e Um gato sem nome e outros filmes. Entre outras reflexões, tal investigação sugere que os princípios de colaboratividade fílmica podem ser mais antigos do que se acredita, e que a colaboração, a partir do espaço online, ainda são pontuais, já que muitos projetos ainda constituem o preenchimento de lacunas relacionadas ao tema.pt
dc.description.abstractThis paper looks at the collaborative filmmaking, using the online space as support of this process, and its comparison with what is conceived as a traditional cinema/conventional. It examines the aesthetic result that the collaborative process provides the final product, which is the film itself. According to some established parameters, are described and analyzed three film projects, carried out in accordance with the notions of what would be considered a collaborative process: Life in a Day, Um gato sem nome e outros filmes and No Amor, the latter being the first collaborative film project developed Brazil. Among other considerations, this research suggests that the principles of colaboratividade filmic may be older than you believe, and collaboration from the online space, still requires precision, since many projects are still filling gaps related to the theme.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação multimédiapt
dc.subjectProdução cinematográficapt
dc.subjectCinema - Redes sociaispt
dc.subjectCiberespaçopt
dc.subject.otherColaboraçãopt
dc.subject.otherMediaçãopt
dc.subject.otherInteraçãopt
dc.subject.otherRedes sociaispt
dc.subject.otherCinema colaborativopt
dc.titleDo argumento à cena: cinema em processo colaborativo no ciberespaçopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201581930-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdftese1.98 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.